País

Toque de entrada, semáforo e evitar "tu" e "você": há novas regras no Parlamento

O presidente da AR defendeu ainda que os mínimos do tratamento pela positiva, passem pelas formulações "senhor deputado" e "senhor presidente".

Loading...

Volta a tocar a campainha do Parlamento, que chama para os trabalhos e as intervenções vão ter um semáforo para travar discursos demasiado longos. Nas medidas que quer que entrem em vigor na Assembleia da República (AR), o presidente Aguiar-Branco pediu ainda que se evite o tratamento por “tu” ou “você” no Parlamento.

Quando foi eleito, a 27 de março, José Pedro Aguiar-Branco deixou um aviso: “Se não somos capazes de nos entender na casa da democracia que exemplo estamos a dar para fora?”

Os entendimentos e a comunicação eficaz têm regras, que o presidente da Assembleia da República quer que, no Parlamento, sejam seguidas à justa.

Conta o Diário de Notícias que na última conferência de líderes, há uma semana, Aguiar-Branco pediu que os deputados evitem o tratamento por ""tu" ou “você”, de forma a dignificar o debate.

O presidente da AR defendeu ainda que os mínimos do tratamento pela positiva, passem pelas formulações "senhor deputado" e "senhor presidente".

Além disso, ficou ainda decidido na última conferencia de líderes, por proposta também de Aguiar-Branco, que o Parlamento passará a ter um semáforo para disciplinar as intervenções, com a palavra do orador a ser cortada 15 segundos depois de se ter acendido o sinal vermelho.

Tanto o Livre, como o Chega, levantaram objeções a esta medida. Recorde-se que a relação entre André Ventura e o anterior líder do Parlamento, Augusto Santos Silva, nunca foi fácil, com vários momentos de crispação entre ambos ao longo da legislatura.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do