País

Entrevista SIC Notícias

Reparações às ex-colónias fora da agenda da visita de Marcelo a Cabo Verde

O Presidente da República chega esta terça-feira a Cabo Verde para participar nas comemorações dos 50 anos da libertação dos presos do Tarrafal. A viagem acontece dias depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter defendido reparações às ex-colónias. Em entrevista exclusiva à SIC, o Presidente de Cabo Verde diz que o assunto não está na agenda.

Loading...

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa começa esta terça-feira uma visita a Cabo Verde, arquipélago lusófono com uma diáspora três vezes maior que a população residente e uma relação muito próxima com Portugal. Mas um assunto é certo ficará de fora da agenda: as reparações às ex-colónias.

Quem o diz é o Presidente da Cabo Verde, José Maria das Neves, em entrevista exclusiva à SIC Notícias.

Nas nove ilhas habitadas no meio do Atlântico vivem cerca de 500 mil pessoas e a emigração cabo-verdiana deu origem a uma diáspora de 1,5 milhões espalhados pelo mundo.

Os Estados Unidos da América e a Europa são dois dos principais locais de presença cabo-verdiana e, no velho continente, Portugal continua a ser o país de eleição.

Prova disso são as visitas constantes. Marcelo Rebelo de Sousa chega a Cabo Verde nove dias depois de Luís Montenegro ter escolhido o país para a sua primeira visita oficial fora da Europa, uma viagem em que destacou projetos conjuntos de formação de mão-de-obra do arquipélago, parte da qual tem encontrado trabalho em Portugal.

Cabo Verde é apontado como "exemplo de estabilidade política e democrática em África", sendo um dos países com que Portugal "tem um relacionamento bilateral mais estreito e abrangente", apontou Montenegro, dias antes da chegada de Marcelo Rebelo de Sousa à cidade da Praia.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do