Mundo

Guerra na Ucrânia: centenas de mísseis lançados e pelo menos cinco mortos

A Rússia lançou na última madrugada o maior ataque de sempre contra a rede energética da Ucrânia. Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de um milhão ficou sem energia elétrica.

Dnipro, Ucrânia
Dnipro, Ucrânia
Petro Andryuschenko, via AP

A madrugada desta sexta-feira ficou marcada por novos ataques, na Ucrânia e na região russa de Belgorod. Pelo menos cinco pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

O Presidente ucraniano, Vodolymyr Zelensky, adiantou que terão sido disparados quase uma centena de mísseis. A Força Aérea do país confirmou que intercetou 92 dos 151 mísseis e drones lançados pelos russos.

No ataque, terão sido bombardeadas centrais elétricas, linhas de fornecimento de energia e barragens. Foram registadas explosões em Kharkiv e Zaporíjia.

Na região russa de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, pelo menos uma pessoa morreu e várias ficaram feridas.

O ataque foi confirmado pelo governador da região, Vyacheslav Gladkov, no Telegram, onde esclareceu que a vítima mortal é uma mulher.

Gladkov adiantou ainda que o ataque danificou várias casas e infraestruturas de saúde.

De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, citado pela agência France-Presse, a Ucrânia terá lançado mais de uma dezena de mísseis e pelo menos oito terão sido intercetados.

A região de Belgorod tem sido alvo de numerosos ataques de drone, com a Rússia a atribuir responsabilidade à Ucrânia.

Os ataques desta sexta-feira acontecem um dia depois de a Rússia ter lançado dezenas de mísseis de cruzeiro e balísticos contra Kiev. A ofensiva fez pelo menos 13 feridos.

Segundo a Força Aérea ucraniana, foram intercetados pelo menos 31 mísseis, que tinham como alvo Kiev, naquele que foi o maior ataque à capital da Ucrânia dos últimos 44 dias.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do