Economia

Novo IRS Jovem beneficia quem tem salários mais altos

Haverá isenção total de imposto no primeiro ano de descontos. Depois, a taxa máxima de IRS será de 15% até aos 35 anos. Em comparação com a medida do PS, as novas regras vão beneficiar quem ganha mais.

Loading...

O prometido alívio até ao oitavo escalão vai acontecer através da redução das taxas de IRS. Devem ser aprovadas ainda esta semana as novas regras do IRS Jovem, destinado a contribuintes até aos 35 anos. Tudo indica que os mais beneficiados são os que ganham mais.

Os jovens até aos 35 anos vão ainda ter uma redução de dois terços nessas taxas. O que significa que até ao oitavo escalão nenhum jovem vai pagar mais de 15% de imposto.

A questão é perceber se este regime é mais ou menos benéfico que o anterior, porque atualmente já existe um IRS Jovem que também se aplica até aos 35 anos. No entanto, as regras são diferentes.

Enquanto a medida em vigor do governo do PS se aplica apenas durante cinco anos, a do PSD não terá limite de duração, apenas de idade, os 35 anos.

Com o regime em vigor no primeiro ano, os jovens não pagam imposto e, nos anos seguintes, o benefício varia entre os 75% e os 25% até ao quinto ano.

Com o regime do PSD, o benefício é sempre o mesmo durante todos os anos de aplicação da medida, a não ser que o rendimento mude e, por isso, o jovem mude de escalão e pague uma taxa diferente.

Ou seja, depende do rendimento para saber quem sai a ganhar ou a perder com a alteração da medida depende do rendimento.

Maiores diferenças para quem ganha 2.000 euros

Para um jovem com rendimento mensal médio de 1.000 euros, no primeiro ano o benefício é o mesmo: não pagam IRS, com uma medida ou com outra. Mas a partir daí há diferenças. Nos três anos seguintes, perde cerca de 300 euros com o regime do novo Governo, em comparação com o que está agora em vigor. Só a partir do quinto ano começa a ganhar.

No caso de um salário mensal de 1.500 euros, no primeiro ano também se mantém tudo igual. no segundo perde com a alteração da medida, mas a partir daí ganha sempre. No final dos cinco anos, feitas as contas entre o que ganhou e perdeu, a medida do PSD dá mais de 700 euros.

E para um jovem com rendimento médio de 2.000 euros, o benefício é ainda maior. A partir do segundo ano sai sempre a ganhar. Com a alteração do regime, ganhará mais 4.700 euros nesses cinco anos.

Portanto, o novo IRS Jovem que será aprovado esta semana em Conselho de Ministros, acabará por ser mais vantajoso para quem tem salários mais altos. Por outro lado, para quem tem rendimentos mais baixos, poderá só compensar cinco anos depois e se nessa altura ainda não tiver os 35 anos.

É preciso também ainda perceber quais vão ser as regras de acesso. O Governo tem falado em todos os jovens, mas o regime atual exige o cumprimento de alguns critérios, como as qualificações e há quanto tempo terminaram os estudos.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do