País

Governo admite aliviar cortes ao consumo de água no Algarve após chuvas da Páscoa

A decisão final só será tomada na próxima semana, mas a ministra do Ambiente foi esta terça-feira ao Algarve dizer que há condições para aligeirar os cortes ao abastecimento de água, graças às chuvas da Páscoa.

Loading...

O Governo admite aliviar os cortes no consumo de água no Algarve em vigor desde janeiro no setor urbano e na agricultura, estando vários cenários em cima da mesa, revelou esta terça-feira a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho.

"Temos vários cenários em cima da mesa, todos eles penso que são de alívio em relação à presente situação, portanto, serão sempre boas notícias", disse Maria da Graça Carvalho.

A ministra falava aos jornalistas em Faro, após uma reunião da Subcomissão Regional da Zona Sul da Comissão de Gestão de Albufeiras, em que foi avaliada a atual situação dos recursos hídricos no Algarve.

Maria da Graça Carvalho frisou que o Governo tem "a consciência de que a falta de água no Algarve é um problema que veio para ficar", mas que a maior precipitação registada na região em 2024, face ao ano passado, abre caminho ao alívio das restrições.

"Felizmente, este ano a precipitação foi maior do que no ano passado e, portanto, temos aqui margem para aliviar um pouco as restrições que têm vigorado até agora", reforçou.

Em cima da mesa está a proposta de reduzir o corte no consumo urbano e turístico dos 15% para os 10%. Já a agricultura, que tinha chegado à reunião a pedir equidade prevê agora que o esforço possa ficar nos 14%. Na prática, é quase o dobro da água disponível para rega, garantindo uma campanha igual à do ano passado.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do