País

Ministra da Saúde recebeu o diretor-executivo do SNS pela primeira vez

Fernando Araújo e Ana Paula Martins encontraram-se esta terça-feira no Ministério da Saúde. Foi o primeiro encontro entre os dois desde que o ainda diretor executivo do SNS pediu demissão.

Loading...

Fernando Araújo veio do Porto para Lisboa para várias reuniões, mas o principal ponto da agenda era o encontro com Ana Paula Martins. No Ministério da Saúde, na manhã desta terça-feira, o ainda diretor executivo do SNS e a ministra estiveram juntos, pela primeira vez, desde que Fernando Araújo pediu demissão, em resposta ao ultimato feito pela governante.

A ministra da Saúde deu um prazo de 60 dias à direção executiva para fazer uma avaliação das mudanças implementadas. Ao que foi apurado pela SIC, esse foi o motivo da reunião de trabalho: discutir as alterações realizadas no cargo criado pelo anterior governo.

Ana Paula Martins, que antes de ser ministra foi nomeada por Fernando Araújo para dirigir a Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, quer conhecer os documentos que sustentaram a transformação dos hospitais e centros de saúde em unidades de saúde locais. A ministra solicitou, em comunicado, o parecer da unidade técnica, a análise sobre os riscos decorrentes do processo e informações sobre a contratualização e o financiamento.

Esta foi uma das decisões mais emblemáticas de Fernando Araújo, que levou à saída de Ana Paula Martins da Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte por discordar do modelo.

Cinco dias após o pedido público de explicações, Fernando Araújo anunciou a demissão, afirmando que saía para não ser um obstáculo às políticas do governo e que deixaria pronto o relatório solicitado por Ana Paula Martins.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do