País

Ministra aceita demissão do CEO do SNS, mas quer relatório na mesma

Sobre o futuro da Direção Executiva, que colocou os lugares à disposição por não querer ser "um obstáculo" à atual tutela, Ana Paula Martins remete mais informações para o “devido tempo”.

Ministra aceita demissão do CEO do SNS, mas quer relatório na mesma
FILIPE AMORIM

A ministra da Saúde aceitou a demissão de Fernando Araújo, diretor-executivo do SNS. Numa nota divulgada esta quarta-feira, informa que a cessação do mandato ocorrerá com a entrega do relatório pedido previamente, num prazo de 60 dias.

Ana Paula Martins agradece a “comunicação e serviço prestado” por Fernando Araújo, acrescentando que aceitou a sua demissão, apresentada “de modo voluntário e espontâneo”.

A saída do CEO do SNS acontecerá, assim, depois da entrega do relatório sobre as mudanças em curso - pedido pelo novo Executivo - no prazo de 60 dias.

“Considerando o pedido prévio da tutela para que a Direção Executiva apresente um relatório da sua atividade e ponto de situação, foi aceite que a cessação do mandato se efetive com a entrega desse relatório no prazo de cerca de 60 dias.”

Na terça-feira, Fernando Araújo já se tinha comprometido a cumprir o exigido pela ministra.

No mesmo comunicado, a ministra garante que o Governo está “totalmente empenhado” na missão de salvar o SNS.

Sobre o futuro da Direção Executiva, Ana Paula Martins remete mais informações para o “devido tempo”.

“No devido tempo será conhecida a solução para a Direção Executiva que terá a missão de realizar efetivas reformas, incluindo na gestão operacional e prestação de cuidados, que são inadiáveis para virar a página em defesa do SNS, e finalmente remediar a pesada herança que tanto prejudica o acesso, em tempo e qualidade, à saúde, em especial pelas pessoas mais vulneráveis”, lê-se na nota.

A Direção Executiva do SNS e a respetiva equipa colocaram os lugares à disposição por não querem ser "um obstáculo" à atual tutela.

Ministra terá sido apanhada de surpresa

Ana Paula Martins terá sido apanhada de surpresa pela demissão de Fernando Araújo. O jornal Observador diz que o pedido formal de demissão chegou à tutela à mesma hora que a comunicação social recebia o comunicado.

Nessa altura, Ana Paula Martins estava numa reunião em Bruxelas.

Na nota em que anuncia a saída do cargo, o diretor-executivo do SNS critica precisamente o facto de o Ministério o ter informado sobre o pedido de um relatório ao mesmo tempo que notificou os jornalistas.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do