País

Direção Executiva do SNS: "O facto de perderem a sua liderança pode ser um problema"

Xavier Barreto, presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares, afirma que as diferenças que existiam entre o Governo e a Direção Executiva levaram à demissão de Fernando Araújo.

Loading...

O presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares lembra que está em curso uma reforma no SNS e apela ao Governo que nomeie rapidamente um novo diretor-executivo. Xavier Barreto diz, no entanto, que não ficou surpreendido com a demissão de Fernando Araújo.

Em entrevista à SIC Notícias, o presidente da APAH admite que "já sabia que era provável" que Fernando Araújo abandonasse o cargo, "dado que existiam diferenças que eram notórias":

"Diferenças em relação às competências da Direção Executiva, em relação àquilo que devem ser as Unidades Locais de Saúde e a reforma do SNS, que está, atualmente, em curso".

Coloca ainda a hipótese de o facto de a Direção Executiva perder a sua liderança ser um problema, pelo que entende que o Governo deve "atalhar caminho" para nomear rapidamente novos responsáveis, que "possam retomar esta reforma".

Fernando Araújo não quer ser obstáculo ao Governo

Fernando Araújo anunciou, na terça-feira, que iria apresentar a demissão, em conjunto com a sua equipa, à ministra da Saúde, alegando que não quer ser obstáculo ao Governo nas políticas e nas medidas que considere necessárias.

"Respeitando o princípio da lealdade institucional, irei apresentar à senhora ministra da Saúde, em conjunto com a equipa que dirijo, o pedido de demissão do cargo de diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde", adiantou o ex-diretor-executivo em comunicado.

Segundo Fernando Araújo, esta "difícil decisão" permitirá que a nova tutela possa "executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida, evitando que a atual direção-executiva (DE-SNS) possa ser considerada um obstáculo à sua concretização"

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do