Mundo dos Animais

PETS & VETS

Esterilizar os seus animais de estimação pode salvá-los de doenças fatais

Para além de evitar a gestação indesejada, a esterilização tem ainda outras vantagens no âmbito da medicina preventiva, que se refletem no aumento da qualidade e esperança média de vida destes animais de estimação.

Loading...

Através da esterilização, quando os animais ainda são jovens, é possível reduzir determinadas doenças fatais para praticamente zero por cento. A piometra, uma infecção uterina com pus dentro do útero e que pode produzir uma septicemia, é uma desses exemplos.

Com a remoção do útero, também se reduz para quase zero por cento a probabilidade de cancro de mama ou de ovários e de útero.

A cirurgia é muito simples, os animais entram na clínica veterinária ou no hospital e vão embora ao final do dia. A intervenção é feita através de uma incisão na barriga, que pode ser mais ou menos invasiva de acordo com a técnica escolhida. Existe a possibilidade de fazer uma laparoscopia, que são dois furos mínimos, e que depois quase não se vê a incisão.

A laparoscopia é feita com ajuda de um endoscópio, uma câmara que permite visualizar o interior do corpo e toda a cirurgia num ecrã. Nas duas opções, as gatinhas ou cadelas vão para casa com um body ou um colar e um anti inflamatório durante 3 ou 4 dias.


Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do