Vídeo

Quem são os ministros que farão parte do governo de Montenegro? Eis alguns dos nomes apontados

Luís Montenegro não revela quem poderão ser os ministros integrantes do novo Governo, mas diferentes nomes têm sido apontados. Hipóteses que nos últimos dias têm vindo a ganhar força. A entrega da lista deverá acontecer às 18:00.

Loading...

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18:00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

Uma nota oficial do Palácio de Belém indica apenas que Luís Montenegro será recebido às 18:00.

Montenegro tem mantido em absoluto segredo a lista dos ministros que vai apresentar ao Presidente da República, no entanto já há alguns nomes que têm sido apontados para fazer parte da composição do novo Governo.

Para já, existe apenas um nome que já é conhecido, o do chefe de gabinete, que será Pedro Perestrelo Pinto, atual cônsul-geral em São Francisco, nos Estados Unidos. Contudo, existem vários nomes que tem sido falados nos últimos dias para este futuro Executivo.

Para a pasta das Finanças há dois nomes apontados, sendo que, apesar de ser muito provável que esta pasta seja entregue a Joaquim Miranda Sarmento, atual responsável pelo cenário macroeconómico do PSD, João Valle e Azevedo é também um dos nomes apontados para aquela que é uma das pastas mais importantes do Governo.

Relativamente aos Assuntos Parlamentares, é possível que essa pasta fique para o CDS, que deverá ter um ou dois ministros neste Governo e, assim sendo, poderá ser Nuno Magalhães o futuro ministro dos Assuntos Parlamentares.

Para ministro Adjunto ou ministro da Presidência é falado o nome de António Leitão Amaro, vice-presidente do PSD que faz parte do núcleo duro de Luís Montenegro.

Há outros vices que também são falados para integrar o Governo, é o caso de Miguel Pinto Luz que poderá ficar com a pasta das Infraestruturas, e de Paulo Rangel para o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Estes nomes são apenas hipóteses que nos últimos dias têm vindo a ganhar força. O processo tem sido mantido em absoluto segredo, uma vez que Luís Montenegro quer que seja o Presidente da República o primeiro a saber quem serão os próximos ministros.

Luís Montenegro apresenta, esta quinta-feira às 18:00, no Palácio de Belém a composição do seu Governo minoritário ao Presidente da República. Na próxima terça-feira, toma posse no Palácio Nacional da Ajuda.

Este calendário foi anunciado pelo próprio presidente do PSD, após a audiência com Marcelo Rebelo de Sousa na qual foi indigitado como primeiro-ministro, na sequência das eleições legislativas antecipadas de 10 de março que deram a vitória à Aliança Democrática (coligação PSD, CDS-PP e PPM).

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do