Cultura

Dora Morelenbaum confessa admiração por Carminho no regresso a Portugal: "É uma das maiores cantoras que já conheci"

Dora Morelenbaum prepara-se para regressar a Portugal com novidades na bagagem. À SIC Notícias, a artista brasileira revelou o nome do novo disco, que contará com uma música feita em colaboração com o pai.

Dora Morenlebaum
Dora Morenlebaum

A cantora e compositora brasileira Dora Morelenbaum está de volta a Portugal para dois concertos. Desta vez, acompanhada pelo guitarrista Guilherme Garcia Lírio, a artista traz consigo uma atmosfera renovada e novidades que prometem surpreender os fãs.

Os espetáculos, marcados para os dias 5 de maio em Matosinhos e 6 de maio em Lisboa, marcam a primeira vez que Dora se apresenta no formato duo em solo português. Nesta digressão europeia, que passará por países como Estónia, Lituânia, Bélgica, Espanha, Alemanha, França e Inglaterra, Dora irá partilhar temas do EP "Vento de Beirada", lançado em 2021, assim como o single "Dó a Dó" e outras novidades que farão parte do seu álbum de estreia.

Em entrevista à SIC Notícias, Dora revela que o novo álbum, prestes a sair, reflete um momento diferente da sua carreira, marcado por uma ampla experimentação musical. “Pique” é o nome escolhido para o novo trabalho.

“Este disco tem muita mistura, explorando várias fontes da música brasileira, do cancioneiro e do jazz. (…) Vou começar a soltar pequenas surpresas no final do próximo mês. Em junho, será lançada a primeira música", anunciou a cantora.

"Descendente” da música popular brasileira, Dora conta com a participação do pai numa das 11 faixas do novo disco. A artista é filha do violoncelista e produtor Jaques Morelenbaum e da cantora Paula Morelenbaum.

Em “Pique”, participam também Guilherme Lírio, com quem vai dividir palco nesta tour europeia, e Alberto Continentino, “um super baixista” brasileiro. A produção ficou a cargo da própria e de Ana Frango Elétrico.

Dora Morelenbaum também faz parte do coletivo Bala Desejo, banda vencedora do Grammy Latino em 2022, com o disco "SIM SIM SIM". Questionada sobre o crescente interesse mundial na música brasileira, Dora atribuiu-o à complexidade e à multiplicidade de facetas presentes na cultura musical do Brasil.

"O Brasil é enorme e a música brasileira é influenciada por tantas outras culturas. É uma música muito misturada e aberta", acrescentou.

A cultura portuguesa é uma das que tem influenciado a música brasileira e, Dora gostava até de colaborar com artistas portugueses, destacando a admiração por Salvador Sobral e Carminho.

"Sou muito fã dela [Carminho]. É uma das maiores cantoras que já conheci", elogiou.

Os espetáculos em Matosinhos, no Teatro Municipal, e em Lisboa, no BOTA (Anjos), servem de despedida às apresentações a solo de Dora e marcam a transição para um novo momento da artista.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do