País

Processo EDP: defesa de Ricardo Salgado pede absolvição do antigo banqueiro

Depois de o Ministério Público ter pedido uma condenação de, pelo menos, seis anos de prisão efetiva para Ricardo Salgado, a defesa do antigo banqueiro pede que o tribunal o absolva.

Processo EDP: defesa de Ricardo Salgado pede absolvição do antigo banqueiro
PATRICIA DE MELO MOREIRA

Na conclusão das alegações finais, no Juízo Central Criminal de Lisboa, o advogado Francisco Proença de Carvalho, advogado de Ricardo Salgado, pediu a absolvição do cliente, sustentando que “não há uma única prova” de troca de favores entre Salgado e o antigo ministro Manuel Pinho.

“Nunca o dr. Ricardo Salgado pediu qualquer favor que seja a Manuel Pinho”, disse o advogado.

Diagnosticado com Alzheimer, Ricardo Salgado nunca se defendeu em tribunal ao longo de sete meses de julgamento.

“O Ricardo Salgado que esteve na prática dos factos não existe. Não foi esse Ricardo Salgado que eu trouxe aqui durante 10 minutos. Existe uma pessoa diferente. É com este rigor que o Ministério Público pretende prender um doente de Alzheimer com 80 anos", declarou Francisco Proença de Carvalho, advogado de Ricardo Salgado.

Na segunda-feira, o Ministéiro Público (MP) pediu uma pena não inferior a nove anos de prisão para Manuel Pinho, uma pena entre seis e sete anos de prisão para Ricardo Salgado e uma pena suspensa de quatro anos para Alexandra Pinho.

Manuel Pinho, em prisão domiciliária desde dezembro de 2021, está a ser julgado no caso EDP por corrupção passiva para ato ilícito, corrupção passiva, branqueamento e fraude fiscal.

A sua mulher, Alexandra Pinho, responde por branqueamento e fraude fiscal - em coautoria material com o marido -, enquanto o ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, responde por corrupção ativa para ato ilícito, corrupção ativa e branqueamento.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do