Economia

Acerto no IRS: quase 330 mil pensionistas afetados devido a tabela provisória

O caso levou o Governo a acusar o Executivo anterior de manipular o IRS para influenciar as eleições.

Loading...

As pensões de abril e maio sofreram acertos para corrigir as retenções de IRS de janeiro. No total, quase 330.000 pensionistas foram afetados. O caso levou o Governo a acusar o Executivo anterior de manipular o IRS para influenciar as eleições.

As tabelas de IRS definitivas para 2024 só foram publicadas a 29 de dezembro do ano passado, quando o processamento das pensões já estava em curso para serem pagas até 8 de janeiro. Por isso, os valores recebidos por cada pensionista foi com base numa tabela provisória..

Assim, nos últimos dois meses houve necessidade de se fazer alguns acertos.

328 mil reformas foram afetadas. Menos de metade, 144 mil, receberam a mais em janeiro e agora com o acerto receberam menos.

Na semana passada, o PSD acusou o PS de enganar os portugueses quando estava no Governo.

Nesta declaração, o líder parlamentar do PSD focou-se nos pensionistas que agora receberam menos.

Mas a segurança social emitiu um comunicado, onde esclareceu que, com as tabelas provisórias, em janeiro, foram mais os pensionistas que foram prejudicados.

Em janeiro, 184 mil receberam menos valor líquido do que deviam ter recebido e, por isso, em abril, com o acerto, acabaram por receber mais.

As diferenças no valor líquido não ultrapassam os 20 euros, valores que a Caixa Geral de Aposentações considera residuais.

Por isso, não será feito nenhum acerto nas reformas que foram pagas pela Caixa Geral de Aposentações tanto para quem recebeu a mais, como para quem recebeu a menos. com base na tabela de retenção provisória.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do