Economia

Quase 328 mil pensões sofrem acertos em abril e maio

Em abril, 184 mil reformados receberam mais e, em maio, 143,8 mil vão receber menos. Em causa está a correção na retenção de IRS.

Quase 328 mil pensões sofrem acertos em abril e maio
Andrew Bret Wallis

Quase 328 mil pensionistas sofreram acertos nos recibos de abril e maio devido a uma correção na retenção na fonte.

A notícia é avançada pelo Negócios, que adianta que, em abril, 184 mil reformados receberam mais e que, em maio, 143,8 mil vão receber menos. No total, são 327,8 mil os pensionistas que sofreram estes acertos.

O Instituto da Segurança Social (ISS) explicou ao jornal que, apesar de não mudar o valor bruto das pensões, nem a taxa de retenção na fonte, o valor de retenção de IRS é mais alto e, por isso, o valor líquido a receber é diferente.

Ou seja, o objetivo destes acertos foi corrigir, em abril e em maio, a retenção na fonte que, em janeiro, foi aplicada com base numa "tabela provisória".

No passado, a Segurança Social aplicava em janeiro a tabela de retenção do ano anterior, o que também gerava queixas. No entanto, no mês em que as pensões subiram até 6%, foi aplicada uma tabela de retenção "provisória" que acabou depois por não se confirmar.

"Esta situação apenas se verificou no mês de janeiro, sendo que a partir de fevereiro passou a ser aplicada a tabela de IRS publicada. Existindo a necessidade de corrigir as retenções efetuadas em janeiro, face às ligeiras diferenças entre as tabelas de retenção, procedeu-se aos respetivos acertos nas pensões de abril ou de maio", explicou o ISS ao Negócios.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do