País

Muleta, barriga de aluguer, oriental, lento, polémico, disruptivo e corruptos: palavras que marcaram a semana

A surpreendente declaração de Marcelo de Sousa sobre o ex-primeiro-ministro, António Costa, e o atual, Luís Montenegro, os adjetivos atribuídos a Sebastião Bugalho, número um da lista da AD às eleições europeias e o aviso do Presidente francês, Emmanuel Macron, são algumas das frases que marcaram a semana.

Muleta, barriga de aluguer, oriental, lento, polémico, disruptivo e corruptos: palavras que marcaram a semana
SIC Notícias

Nuno Melo

"Nem o CDS-PP foi muleta nem o PSD foi barriga de aluguer. Os votos de uns e de outros foram absolutamente decisivos para a vitória sobre o PS e as esquerdas e um novo ciclo político."

Presidente do CDS-PP, no congresso do partido, 20-04-2024

André Ventura

"Todos sabem uma coisa, que nós não nos damos com corruptos."

Presidente do Chega, sobre possíveis acordos com o PSD de Miguel Albuquerque após as eleições na Madeira, 21-04-2022

Paulo Portas

"Às vezes Passos Coelho achava ou dava a entender que achava a 'troika' um bem virtuoso, eu achava a 'troika' um mal necessário. Os comentários (do antigo primeiro-ministro) não foram apropriados, nem justos."

Comentário TVI, 21-04-2024

Luís Montenegro

"Um jovem talentoso, um jovem que o país conhece, aqui e ali até polémico, que afronta, é disruptivo, estimula a confrontação com respeito democrático."

Presidente do PSD justificando a escolha de Sebastião Bugalho para cabeça de lista da AD às europeias, 22-04-2024

Rui Moreira

"Sou presidente da Câmara do Porto. Por mim e pelo cargo que ocupo, nunca aceitaria (ser número dois), seja o (Sebastião) Bugalho ou outro qualquer.”

Presidente da Câmara do Porto, 22-04-2024

Marcelo Rebelo de Sousa

"António Costa era lento, por ser oriental (nascido em Portugal, António Costa tem ascendência goesa). Montenegro não é oriental, mas é lento, tem o tempo do país rural, embora urbanizado. Faz-me lembrar o antigo PSD, que era isso. O PS era Lisboa, a grande Lisboa, as áreas metropolitanas, e o PSD era o resto do país, sobretudo o Norte e o centro Norte."

Presidente da República num jantar com jornalistas estrangeiros em Portugal, dia 23, citado pelo Correio Braziliense, 24-04-2024

Pedro Sánchez

"Preciso parar e refletir. Preciso urgentemente responder à pergunta de se vale a pena, apesar do lodaçal em que a direita e a extrema-direita pretendem transformar a política. Se devo continuar à frente do Governo ou renunciar a esta enorme honra."

Primeiro-ministro espanhol, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, Rede social X, 24-04-2024

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez e a mulher Maria Begona Gomez Fernandez
Remo Casilli

José Pedro Aguiar-Branco

"A casa da democracia não pode servir para defender o regime. Isso era a outra, a dita Assembleia Nacional. E muito menos a casa da democracia serve para defender a democracia. Serve sim para construir a democracia. Todos os dias, com mais políticas que política, com mais coragem que jogos ou preocupações com popularidade."

Presidente da Assembleia da República, 25-04-2024

Emmanuel Macron

"A nossa Europa é mortal, pode morrer. (...) Na próxima década, (...) há um enorme risco de sermos enfraquecidos ou mesmo relegados."

Emmanuel Macron, Presidente francês, 25-04-2024

Mário Centeno

"A Europa está a enfrentar um grande sacrifício no combate à inflação."

Governador do Banco de Portugal, 26-04-2024


Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do