Governo

Estes são os ministros escolhidos por Montenegro

O primeiro-ministro indigitado apresentou esta tarde a composição do novo executivo. Veja quem são são os ministros do XXIV Governo constitucional.

Estes são os ministros e ministras escolhidos por Luís Montenegro:

Paulo Rangel, Negócios Estrangeiros

Licenciado em Direito, é docente universitário e advogado. Desempenha ainda funções como deputado europeu; vice-presidente do grupo parlamentar do PPE; presidente do Grupo de Escrutínio do Espaço Schengen; e relator permanente do Parlamento Europeu para a Bósnia-Herzegovina. Foi Presidente do Grupo Parlamentar do PSD; secretário de Estado Adjunto do ministro da Justiça; deputado à Assembleia da República e o primeiro presidente da delegação do Parlamento Europeu para as relações UE-Brasil.

Joaquim Miranda Sarmento, Finanças

Doutorado em Finanças, é deputado; presidente do grupo parlamentar do PSD e professor universitário. Foi assessor económico do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, trabalhou dez anos no ministério das Finanças e foi consultor da UTAO.

Nuno Melo, Defesa Nacional

Licenciado em Direito, é advogado, presidente CDS-PP, deputado Europeu e deputado na Assembleia da República.

António Leitão Amaro, Presidência

Doutorado em Direito, é professor universitário. Foi secretário de Estado da Administração Local do XIX Governo constitucional, deputado à Assembleia da República nas XI, XII, XIII e XVI legislaturas, vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Marshall Memorial Fellow do German Marshal Fund (EUA), Scholar no The Europeaum (Oxford), Investigador Visitante da Harvard Law School da Universidade de Harvard (EUA) e Presidente da assembleia municipal de Tondela.

Manuel Castro Almeida, Adjunto e de Coesão Territorial

Licenciado em Direito, é advogado. Foi deputado, presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira e secretário de Estado do Desenvolvimento Regional com responsabilidade pelos Fundos Europeus entre 2013 e 2015.

Pedro Duarte, Assuntos Parlamentares

Doutorado em Estudos de Desenvolvimento, é Jurista/Gestor, diretor na Microsoft Corp e vice-presidente da CIP. Foi deputado e secretário de Estado da Juventude.

Rita Júdice, Justiça

Licenciada em Direito, é advogada. Foi sócia da sociedade de Advogados PLMJ de 2013 a 2023, membro da Comissão Executiva da Urban Land Institute (ULI) Portugal e associada da Women in Real Estate (WIRE Portugal).

Margarida Blasco, Administração Interna

Licenciada em Direito, é juíza conselheira do Supremo Tribunal de Justiça. Foi chefe de gabinete do secretário de Estado Adjunto do ministro de Justiça, diretora-geral do Serviço de Informações de Segurança e inspetora-geral da Administração Interna.

Fernando Alexandre, Educação, Ciência e Inovação

Doutorado em Economia, é professor da Universidade do Minho e vice-presidente do Conselho Económico e Social. Foi secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna no XIX Governo constitucional. Em 2022, recebeu o Prémio de Mérito Científico da UMinho.

Ana Paula Martins, Saúde

Doutorada em Farmácia, é professora universitária. Foi bastonária da Ordem dos Farmacêuticos e presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte.

Miguel Pinto Luz, Infraestruturas e Habitação

Licenciado em Engenharia com um MBA, é presidente da fundação Alfredo de Sousa; vice-presidente da câmara municipal de Cascais; presidente da SEDES Lisboa; vice-presidente Entidade Regional de Turismo; administrador da fundação Paula Rego; investigador no Grupo de Sistemas de Informação do INESC-ID; docente convidado Nova School of Bussiness and Economics e no Instituto Superior Técnico. Foi Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações durante o XX Governo Constitucional de Portugal e vice-Presidente do PSD.

Pedro Reis, Economia

Licenciado em Gestão e Administração de Empresas, é gestor de empresas, administrador e consultor de empresas e presidente do Conselho Consultivo da Diáspora Portuguesa. Foi presidente da AICEP e administrador da BCP Capital.

Maria do Rosário Palma Ramalho, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Doutorada em Direito, é professora catedrática da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, presidente da APODIT – Associação Portuguesa de Direito do Trabalho, vice-Presidente da ISLSSL – International Society for Labour and Social Security Law e consultora da Comissão Europeia na área da igualdade de género.

Maria da Graça Carvalho, Ambiente e Energia

Doutorada, é deputada ao Parlamento Europeu e professora universitária. Foi ministra da Ciência e Ensino Superior e adjunta do presidente da Comissão Europeia 2006 a 2009.

Margarida Balseiro Lopes, Juventude e Modernização

Licenciada em Direito, é jurista. Foi deputada à Assembleia da República (2015-2022).

José Manuel Fernandes, Agricultura e Pesca

Licenciado em Engenharia, é deputado ao Parlamento Europeu. Foi presidente câmara municipal de Vila Verde.

Dalila Rodrigues, Cultura

Doutorada, é historiadora de Arte, professora do Ensino Superior e diretora do Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém (desde maio de 2019). Dirigiu diversas instituições culturais nacionais, designadamente o Museu Nacional Grão Vasco e o Museu Nacional de Arte Antiga. Foi Administradora do CCB.

Últimas notícias
Mais Vistos do