Economia

"Boa escolha": João Galamba regressa às redes sociais para elogiar nova ministra

O ex-ministro comentou na sua página na rede social X a escolha de Luís Montenegro para a pasta da Energia. Um Ministério que será tutelado por uma das sete mulheres ministras no XXIV Governo Constitucional.

"Boa escolha": João Galamba regressa às redes sociais para elogiar nova ministra
JOSE SENA GOULAO/Lusa

A nova ministra do Ambiente e Energia é Maria da Graça Carvalho, que recorde-se já foi ministra da Ciência e do Ensino Superior, mas, mais recentemente, enquanto eurodeputada, foi negociadora da Reforma do Mercado Elétrico Europeu. Uma escolha de Luís Montenegro, entretanto, elogiada por João Galamba.

“Boa escolha para a Energia. Só um reparo: talvez atualizar o discurso sobre h2 da @mgracacarvalho, porque ficou parado em 2019/20. As apostas ligadas a indústria que a nova ministra defende já estão todas em curso há anos e o projeto que critica foi abandonado, também há anos”, lê-se na publicação na rede social X.

Galamba partilha mais sete publicações nas quais explica a sua tese sobre a nova ministra que, escreve, “o que defende no H2, e bem, já esta em curso: projectos descentralizados e ligados a indústria e a produtos verdes de elevado valor acrescentado - amónia, metanol, aço verde, jet fuel. Tudo em curso. Importa continuar e aprofundar”.

Mais, prossegue, “sobre os projetos solares de grande dimensão, espero que a nova ministra não ceda ao populismo dos micro projetos e reconheça que não há descarbonizacao sem aceleração de todos os projetos - grandes, médios e pequenos - e combata o populismo em torno dos projetos solares”.

Mas os conselhos, em jeito de alerta, de Galamba não se ficam por aqui. O ex-governante sugere a Maria da Graça Carvalho que “faça uso do regulamento europeu que considera os projetos renováveis de “overriding public interest” para garantir que a maior oportunidade industrial que este país já viu (as renováveis) avanca mesmo”.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do