País

Orquestra pioneira testa efeitos da música em doentes de Parkinson

A ideia de formar uma orquestra comunitária para doentes com Parkinson partiu de uma neurologista de Braga, que juntou agora mais doentes para uma segunda edição. Na primeira, já se retiraram algumas conclusões.

Loading...

A música pode ter um efeito terapêutico na doença de Parkinson, associada ao tremor e à lentificação dos movimentos. Por isso, uma médica neurologista de Braga formou uma orquestra comunitária, única no país, para avaliar o impacto nos doentes.

A doença de Parkinson atrasa os movimentos e torna mais difícil acompanhar o ritmo, mas, durante os ensaios, os aspirantes a músicos da "Parkinsound" agarram os instrumentos pouco convencionais e esquecem as limitações.

Na aula de percussão que a SIC acompanhou, estavam apenas alguns dos 29 elementos da orquestra. O membro mais novo tem 27 anos, o mais velho 81. Alguns lidam com a doença há mais de uma década.

A ideia de formar uma orquestra comunitária para doentes com Parkinson partiu de uma neurologista de Braga, que juntou agora mais doentes para uma segunda edição. Na primeira, já se retiraram algumas conclusões: "Houve uma perceção de melhoria clínica. Os doentes achavam que estavam muito melhor", revela Sofia Lopes, coordenadora do projeto.

Os participantes ainda têm tempo para aperfeiçoar o repertório para o concerto que vão dar, a 11 de abril, no Dia Mundial da Doença de Parkinson.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do