Mundo

Paciente com Parkinson recebe neuroprótese inovadora e volta a andar sem cair

A cirurgia para colocação do implante, no doente de 63 anos com dificuldades locomotoras, decorreu no Hospital Universitário de Lausanne, na Suíça.

Loading...

Um paciente que sofria de doença Parkinson, em estado avançado, tornou-se a primeira pessoa a receber uma prótese cerebral para melhorar a sua capacidade de andar sem cair.

O paciente Marc Gauthier recebeu uma neuroprótese composta por um campo de elétrodos colocados na medula espinal, combinada com um gerador de impulsos elétricos sob a pele do abdómen, com o objetivo de estimular a medula a ativar os músculos das pernas.

Um dos médicos que liderou o projeto, Gregoire Courtine, explicou que os impulsos elétricos transmitidos à medula espinal reproduzem a movimentação natural da marcha.

A neurocirurgiã que realizou a cirurgia e que atua como codiretora do centro de tratamento NeuroRestore, Jocelyne Bloch, disse que o projeto poderia melhorar a qualidade de vida dos pacientes com Parkinson.

As descobertas foram publicadas na revista Nature Medicine, sugerindo que a tecnologia possa ser usada de forma mais ampla em paciente com Parkinson avançado, tendo em conta que uma das consequências da doença é a progressiva dificuldade na mobilidade.

O CEO da empresa que projetou o implante, Dave Marver, disse que embora o dispositivo fosse semelhante aos desfibrilhadores para implante, bem como aos dispositivos usados para controle da dor, este é único na forma específica e flexível como atua na medula espinhal.

O Parkinson é uma doença neurológica degenerativa que causa sintomas como tremores, rigidez e dificuldade de equilíbrio e coordenação.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do