País

"Medo de perder tachos": Ventura critica reunião entre Montenegro e Pedro Nuno

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, e o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, reúnem-se para tentar desbloquear a eleição do presidente da Assembleia da República.

"Medo de perder tachos": Ventura critica reunião entre Montenegro e Pedro Nuno
TIAGO PETINGA/Lusa

O Chega já reagiu à notícia do encontro desta quarta-feira entre Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro, com André Ventura a afirmar que "o PSD prefere negociar com o PS do que com o Chega".

Nas redes sociais, o líder do partido acusou os partidos de "unirem esforços com medo de perder tachos".

Também o deputado Pedro Santos Frazão reagiu à notícia, acusando o PS e o PSD de bipartidarismo. Numa publicação no Instagram, afirmou ainda que os dois partidos estão "agarrados à tábua de salvação" a tentar que "tudo fique igual às últimas décadas".

O primeiro-ministro indigitado e o secretário-geral do PS reúnem-se esta manhã para tentar desbloquear a eleição do presidente da Assembleia da República.

A notícia foi avançada pelo Público e, entretanto, confirmada pela SIC, que sabe que a reunião está prevista para as 09:30.

O jornal adiantou ainda que há duas hipóteses em cima da mesa: o PSD retirar a candidatura e aceitar a eleição de Francisco Assis, ou o PS apoiar o candidato dos sociais-democratas.

O Parlamento volta a reunir-se em plenário esta quarta-feira, às 12:00, para uma nova votação. Os partidos têm até às 11:00 para apresentar os candidatos.

Parlamento não conseguiu eleger presidente

A reunião entre Montenegro e Pedro Nuno acontece um dia depois de o Parlamento não ter conseguido eleger o presidente da Assembleia da República.

Na primeira votação, José Pedro Aguiar-Branco (PSD) concorreu sozinho, mas a maioria à Direita não se concretizou e o Chega travou a eleição.

O plenário voltou para a segunda votação, após a apresentação de novos candidatos. Para além de Aguiar-Branco, Francisco Assis (PS) e Manuela Tender (Chega) também foram a votos. Mas nenhum dos candidatos conseguiu maioria.

Na terceira e última votação do dia, o resultado não foi diferente. Os candidatos do PS e do PSD foram os mais votados, mas o Chega votou em branco e voltou a adiar a eleição.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do