País

Presidente do Supremo Tribunal alerta para processos de “grande aparato” que dão em “zero”

Henrique Araújo sublinha que a Justiça tem de funcionar, caso contrário é o Estado democrático que está em causa.

Loading...

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça afirma que a democracia é posta em causa quando a Justiça não funciona. Henrique Araújo reconhece que, às vezes, há muito alarido e poucos resultados.

“Aquilo que nós conhecemos dos processos mediáticos é que há um grande aparato, há convocação de meios de comunicação social para operações de grande escala, e, depois, o que vemos é zero”, afirmou, esta quinta-feira, o presidente do Supremo Tribunal, em declarações aos jornalistas.

Henrique Araújo recusa comentar em concreto o processo da Operação Influencer, mas admite que se a “grande máquina” da Justiça não funciona, é “a democracia” que fica em causa”.

Ainda assim, o presidente do Supremo Tribunal de Justiça considera que o sistema judicial “está a funcionar”.

“Os juízes trabalham, fazem as suas decisões, erram, como qualquer pessoa pode errar”, admitiu Henrique Araújo. “Mas são garantes da democracia e do Estado democrático”, concluiu.

O Ministério Público perdeu, esta quarta-feira, o recurso, no Tribunal na Relação, referente ao processo da Operação Influencer. O tribunal aliviou as medidas de coação aplicadas aos amigos de António Costa, Diogo Lacerda Machado e Vítor Escária, e também anulou as suspeitas que recaíam sobre o ex-primeiro-ministro.

Recorde-se que a última legislatura foi interrompida com a demissão de António Costa, depois de o Ministério Público ter informado que o então chefe de Governo era alvo de um inquérito instaurado junto do Supremo Tribunal de Justiça, no âmbito da Operação Influencer.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do