País

Cotrim Figueiredo diz que exoneração de Ana Jorge "está mal explicada" e admite "saneamento político"

Em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, o cabeça de lista da Iniciativa Liberal às eleições europeias falou ainda da possibilidade de António Costa liderar o Conselho Europeu. Será, para Cotrim Figueiredo, a pessoa indicada?

João Cotrim de Figueiredo, líder da Iniciativa Liberal
João Cotrim de Figueiredo, líder da Iniciativa Liberal
ANTÓNIO PEDRO SANTOS

João Cotrim Figueiredo diz que a exoneração da provedora da Santa Casa, Ana Jorge, está mal explicada e defende mais transparência nos processos de nomeação para cargos públicos. O cabeça de lista da Iniciativa Liberal às eleições europeias admite que tenha havido saneamento político.

Em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, diz a exoneração de Ana Jorge está "mal explicada":

"Sabemos insuficientemente o que exatamente esteve em causa que justifica esta exoneração".

O cabeça de lista da Iniciativa Liberal admite que, se a exoneração foi "apenas por falta de confiança política", então houve "um saneamento político", com o qual o seu partido "não está de acordo".

Cotrim Figueiredo assume que se está a confirmar que cargos políticos estavam "absolutamente dominados" pelo aparelho do Partido Socialista.

“Comprova-se agora que o aparelho de Estado estava pejado de militantes boys and girls do PS. Segundo, ainda a ver, pode-se vir a confirmar que o PSD se prepara para fazer o inverso, que é colocar lá os seus boys and girls”, afirma.

O responsável defende Ana Jorge, provedora exonerada: "Eu não gosto de ver as pessoas que foram aquelas que acabaram por denunciar situações a serem as primeiras vítimas dessas mesmas situações".

Loading...

Costa como presidente do Conselho Europeu?


O cabeça de lista da Iniciativa Liberal às eleições europeias considera ainda, na entrevista à Renascença e ao jornal Público, que António Costa não é a pessoa indicada para ser presidente do Conselho Europeu.

"Alguém que diz que se arrepia quando ouve 'reformas estruturais', alguém que deu provas durante oito anos de que não quer arriscar não é a pessoa indicada", diz, acrescentando que não é a pessoa indicada "independente da nacionalidade e da proveniência política", para estar na liderança do Conselho Europeu.

Loading...
Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do