Mundo

Chuvas e cheias no sul do Brasil: número de mortos sobe para 10

O temporal já causou mais de 4 mil desalojados e pelo menos 19 mil pessoas foram afetadas pelas cheias e deslizamentos de terras.

Chuvas e cheias no sul do Brasil: número de mortos sobe para 10
Diego Vara

Pelo menos 10 pessoas morreram e 11 ficaram feridas na sequência da tempestade que está a atingir o Rio Grande do Sul, no Brasil.

Segundo adiantam os meios de comunicação brasileiros, o temporal já causou 4.400 desalojados e pelo menos 19.110 pessoas foram afetadas pelas cheias e deslizamentos de terras.

As autoridades brasileiras estão a trabalhar no resgate de famílias que ficaram isoladas, especialmente no Município de Candelária, que está em estado crítico.

A chuva forte atingiu 114 municípios brasileiros e a proteção civil estimou que os prejuízos já ultrapassem os 17 milhões de euros.

GUSTAVO GHISLENI

Numa conferência de imprensa, o governador do Rio Grande do Sul disse que o cenário dos últimos dias é o pior da história, na região. Eduardo Leite decretou estado de calamidade pública, que irá vigorar por 180 dias.

Desde 2023, o Rio Grande do Sul sofreu três episódios de inundações e chuvas torrenciais causadas por ciclones extra-tropicais.

As previsões meteorológicas apontam para que as chuvas continuem intensas até sexta-feira com volumes de precipitação que poderão atingir os 300 milímetros em alguns pontos.

Para esta quinta-feira, está prevista a visita do Presidente Lula da Silva ao Rio Grande do Sul.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do