Mundo

"Castelo do Harry Potter" na Ucrânia atingido por mísseis russos

Um ataque com mísseis lançado por Moscovo contra a Ucrânia atingiu o edifício de estilo gótico, na cidade de Odessa, e fez pelo menos quatro mortos. As autoridades ucranianas classificaram este ataque como um “crime de guerra”.

Loading...

Um ataque com mísseis lançado por Moscovo contra a Ucrânia atingiu um edifício de estilo gótico, na cidade de Odessa, conhecido pelos habitantes como “Castelo de Harry Potter”. Pelo menos quatro pessoas morreram.

As autoridades ucranianas classificaram este ataque ao marco arquitetónico como um “crime de guerra”.

Segundo a Euronews, as torres do “Castelo de Harry Potter” arderam por completo e o incêndio, causado pelos mísseis, foi classificado como grave pelos serviços de emergência.

Os residentes, alegadamente, não tiveram tempo de fugir e de se proteger num local seguro porque o alerta de ataque aéreo só foi emitido uns minutos antes do ataque.

“O tipo de míssil está atualmente a ser verificado, os especialistas forenses estão a realizar as avaliações apropriadas para este fim”, afirmou um porta-voz das Forças de Defesa do sul da Ucrânia, Dmytro Pletenchuk.

“Todos os serviços, incluindo o serviço de emergência do Estado, estão a trabalhar para eliminar as consequências do ataque com mísseis - mais um crime de guerra”, acrescentou.

O secretário-geral da NATO promete que o apoio vai a caminho

Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, visitou Kiev na segunda-feira e disse que “os membros da aliança não conseguiram cumprir o que prometeram à Ucrânia”, o que permitiu à Rússia explorar as vantagens do campo de batalha.

Stoltenberg disse a Volodymyr Zelensky, durante a visita, que “o apoio está a caminho”.

Estas declarações e promessas do secretário-geral da NATO surgem numa altura em que o comandante-chefe Oleksandr Syrskyi afirmou que a situação da linha da frente do campo de batalha piorou e que as forças ucranianas tiveram de ser retiradas de algumas posições na região de Donetsk.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do