País

MAI apresenta proposta de atribuição de subsídio aos elementos da PSP e GNR

A proposta da ministra da Administração Interna será apresentada às quatro associações socioprofissionais da Guarda Nacional Republicana e aos seis sindicatos da Polícia de Segurança Pública, que exigem um suplemento de missão idêntico ao que o anterior Governo socialista atribuiu à Polícia Judiciária.

MAI apresenta proposta de atribuição de subsídio aos elementos da PSP e GNR
João Relvas

A ministra da Administração Interna vai apresentar esta quinta-feira aos sindicatos da PSP e associações socioprofissionais da GNR a proposta de atribuição de um subsídio aos elementos das forças de segurança, equivalente ao que já é pago aos inspetores da judiciária.

A proposta será apresentada, em reuniões separadas, às quatro associações socioprofissionais da Guarda Nacional Republicana e aos seis sindicatos da Polícia de Segurança Pública, que exigem um suplemento de missão idêntico ao que o anterior Governo socialista atribuiu à Polícia Judiciária.

Na última reunião realizada com estas estruturas, em 22 de abril, Margarida Blasco anunciou a atribuição de um subsídio aos elementos das forças de segurança, mas não esclareceu se será subsídio de risco ou suplemento de missão, nem são ainda conhecidos os moldes nem que valor será pago às forças de segurança, remetendo para a proposta que será esta quarta-feira apresentada.

No final deste encontro, as associações socioprofissionais da GNR e sindicatos da PSP saíram com alguma esperança e expectativa, tendo em conta que pela primeira vez a ministra assumiu "como prioridade das prioridades" a atribuição de um suplemento de missão.

A primeira reunião desta quinta-feira acontece às 15:00 com a Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR), Associação Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG), Associação Sócio Profissional Independente da Guarda (ASPIG), Associação Nacional Autónoma da Guarda (ANAG) e Associação Nacional de Oficiais da Guarda (ANOG).

Para as 17:00 está agendada reunião com a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia, Sindicato Independente dos Agentes de Polícia, Sindicato dos Profissionais de Polícia, Sindicato Nacional da Carreira de Chefes, Sindicato Nacional de Oficiais de Polícia e Sindicato Nacional da Polícia.

Na semana passada, a ministra da Administração Interna disse estar a trabalhar para chegar a um entendimento com os polícias e os guardas.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do