País

Montenegro admite sanções ao Irão, mas só se "não criar mais violência"

Os líderes europeus estão reunidos para discutir a tensão no Médio Oriente, apelar à contenção e discutir mais sanções ao Irão. É o primeiro Conselho Europeu de Luís Montenegro. Na estreia, o primeiro-ministro reafirmou o compromisso de Portugal com a União Europeia.

Loading...

O primeiro-ministro fez esta quarta-feira um apelo à contenção de Israel na reação ao ataque perpetrado pelo Irão no último fim de semana, mostrando-se favorável à aplicação de sanções ao executivo de Teerão, desde que contribuam para apaziguar as tensões.

"Em primeiro lugar é preciso condenar o ataque que o Irão desferiu contra o Estado de Israel e, ao mesmo tempo, apelar à contenção, de uma eventual reação, por parte de Israel, que creio que não beneficia ninguém", disse Luís Montenegro à entrada para a sua primeira reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas.

O primeiro-ministro disse que Portugal pode associar-se à imposição de mais sanções a Teerão, mas advertiu que tem de ser "na perspetiva de ser uma consequência que não crie mais violência".

Sobre a possibilidade de incluir o armamento iraniano no regime de sanções, Luís Montenegro disse que "é ainda prematuro falar" de hipóteses.

Com LUSA

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do