Economia

Fim do IVA Zero ainda não se sente no comércio local, mas preços vão aumentar

Desde sexta-feira que os preços dos 46 produtos essenciais voltaram a ter 6% de imposto. No entanto, muitos fornecedores ainda estão a verde produtos que compraram antes da alteração dos preços.

Loading...

A medida do IVA Zero chegou ao fim. Os 46 produtos que foram considerados pelo Estado como essenciais voltam a ter 6% de imposto. Apesar dos preços já terem sido atualizados na sexta-feira, no comércio local ainda não se sente a diferença nos preços.

Um quilo de bananas custa mais 10 cêntimos, desde sexta-feira. No entanto, o fornecedor que vende na banca do mercado de Monte Abraão, Sintra, ainda comprou as bananas ao preço antigo. Admite, no entanto, que vai ter de aumentar o preço nos próximos dias, graças ao fim do IVA Zero.

O cabaz dos 46 bens essenciais definidos pelo Estado passa a custar mais cerca de sete euros. Quem foi às compras ao mercado de Monte Abraão, na manhã deste sábado, diz que os preços ainda estão mais altos nos supermercados.

Foi para mitigar a subida dos preços que o IVA Zero foi implementado em abril. Oito meses depois, a inflação desceu, mas os consumidores continuam a queixar-se do custo de vida.

Além da retoma dos 6% nos bens essenciais, são esperadas também atualizações de preços na generalidade dos produtos. Os aumentos podem chegar aos 10%.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do