Saúde e Bem-estar

Dengue: confirmados seis casos em Portugal, todos importados

Foram confirmados seis casos de dengue em Portugal, todos pessoas foram infetadas noutros países. Os especialistas lembram que não há risco de transmissão no país e pedem especial cuidado nas viagens para o Brasil.

Loading...

A maioria chegou do Brasil já com a infeção. Até ao início desta semana, eram seis os casos confirmados de dengue em Portugal. A doença obrigou ao tratamento de duas pessoas no Hospital Garcia de Orta, em Almada, mas já tiveram alta.

Nos últimos anos, os números de infeções por dengue têm aumentado em Portugal. A DGS diz que, entre 2015 e 2023, foram notificados 136 casos. Todos importados, sobretudo da África Subsaariana e América do Sul.

Os especialistas dizem que não há motivo para alarme, porque não há risco de transmissão autóctone em Portugal. Nenhum dos mosquitos invasores está infetado e o vírus é contraído apenas pela picada.

Um dos países a que as autoridades de saúde estão especialmente atentas é o Brasil. Numa altura em que o Rio de Janeiro se enche de milhões de visitantes para o Carnaval, foi declarado o estado de emergência por causa do elevado número de infeções. Só em janeiro registou-se 10 mil. Em todo o país, já há mais de 340 mil casos prováveis de dengue.

Para quem vai viajar para o Brasil, ou outros países da América do Sul e também da África Subsaariana, a DGS recomenda a marcação de consulta do viajante, o uso de repelentes, redes mosquiteiras e roupa larga, que cubra grande parte do corpo.

Os viajantes devem também ficar atentos aos sintomas: febre, calafrios, dores de cabeça e olhos e cansaço acentuado.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do