Mundo

Dia da Vitória: Rússia exibe mísseis termonucleares e ameaça (de novo) o Ocidente

Da Rússia, chegam ameaças. Já na Ucrânia, Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu, assinala o Dia da Europa em Kiev.

Loading...

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, assinalou esta quinta-feira o Dia da Europa, em Kiev. Em Moscovo, Putin acusou o Ocidente de estar a arriscar um conflito global e voltou a ameaçar com o nuclear.

É a mais recente atualização da retórica dirigida ao Ocidente, que o próprio Kremlin descreve como dissuasão nuclear.

Putin anunciou que a Bielorrússia vai participar na segunda fase das manobras com armas nucleares táticas, que já decorrem, não muito longe da Ucrânia.

Horas antes, na Praça Vermelha, desfilaram na celebração do dia da Vitória mísseis balísticos, intercontinentais Yars, com capacidade termonuclear.

Putin acusa os líderes ocidentais de conduzirem o mundo para um conflito global.

"A Rússia fará tudo para evitar um conflito global. Mas, ao mesmo tempo, não permitiremos que ninguém nos ameace. As nossas forças estratégicas estão sempre prontas para o combate", afirma o Presidente da Rússia.

A ameaça ecoa, mas sem reação e numa espécie de praxe que se repete quando dignitários visitam Kiev, a presidente do Parlamento Europeu viu ser interrompida a conferência de imprensa com Volodymir Zelensky.

A cada dia que passa, Kiev está a perder terreno na linha da frente.

Zelensky afirmou-se confiante de que o exército ucraniano poderá retomar a iniciativa assim que receber o novo pacote de ajuda militar, aprovado pelos Estados Unidos.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do