País

Análise

Que avisos deixará Marcelo ao novo Governo?

Na antecipação da tomada de posse do novo Governo, Bernardo Ferrão analisa o que dirá Marcelo Rebelo de Sousa no discurso no Palácio Nacional da Ajuda e que avisos poderá deixar ao novo Executivo.

Loading...

O novo Governo toma posse esta terça-feira e o Presidente da República fará o habitual discurso, no Palácio Nacional da Ajuda. Mas o que dirá Marcelo ao novo Executivo?

Bernardo Ferrão diz que o Presidente percebe que a situação “já é muito frágil por si só”, razão pela qual “não deverá querer contribuir para uma maior divisão” ao fazer muitas imposições.

Considera que o chefe de Estado fará exigência, na “lógica dos resultados”, sobretudo na questão da aplicação do PRR.

Sobre a governabilidade e o futuro da legislatura, Bernardo Ferrão acredita que Marcelo avisará que a situação “tem de ser muito controlada”, mas tem dúvidas sobre se o Presidente irá colocar a tónica no prolongar ou não da legislatura em caso de chumbo do Orçamento.

“Não sei se o Presidente dá como certa a dissolução caso o Orçamento do Estado não seja aprovado, poderá querer continuar em duodécimos exatamente porque a situação é muito frágil”, sublinha.

Tomada de posse acontece às 18:00

Chegou o dia em que Luís Montenegro assume a governação do país. A tomada de posse do novo primeiro-ministro e dos seus 17 ministros está marcada para as 18:00 no Palácio da Ajuda, em Lisboa. Na tradicional cerimónia, os membros do novo Executivo vão prestar juramento e assinar o auto de posse perante o Presidente da República. É a terceira vez que Marcelo Rebelo de Sousa empossa um Governo, mas o primeiro liderado pelo PSD.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do