Mundo

Negociações de cessar-fogo em Gaza prosseguem enquanto Israel continua ataques

Um responsável do movimento islamita palestiniano Hamas, a negociar na capital egípcia uma trégua na Faixa de Gaza, reiterou que "em nenhuma circunstância aceitará um acordo que não preveja explicitamente o fim da guerra".

Negociações de cessar-fogo em Gaza prosseguem enquanto Israel continua ataques
Hatem Khaled

Os líderes do Hamas continuam este domingo as negociações por um cessar-fogo em Gaza, com mediadores do Egito e Qatar, sem nenhum progresso aparente relatado. O grupo islâmico mantém a exigência de que qualquer acordo deve levar à retirada das tropas de Israel e ao fim da guerra.

Um responsável palestiniano afirmou que a delegação do Hamas chegou ao Cairo determinada a chegar a um acordo "mas não a qualquer preço".

"Um acordo deve acabar com a guerra e tirar as forças israelitas de Gaza, e Israel ainda não se comprometeu", disse à agência Reuters, pedindo para não ser identificado.

Israel quer um acordo para libertar alguns dos cerca de 130 reféns detidos pelo Hamas, mas um responsável israelita sinalizou no sábado que a sua posição central permanecia inalterada, dizendo que Israel "sob nenhuma circunstância" concordaria com um acordo para acabar com a guerra.

Outra fonte palestina revelou à agência que as negociações estão "a enfrentar desafios porque Israel recusa comprometer-se com um cessar-fogo abrangente", mas acrescentou que a delegação do Hamas ainda está no Cairo na esperança de que os mediadores consigam pressionar Israel a mudar a sua posição.

Enquanto decorriam as negociações, residentes e autoridades de saúde relataram ataques israelitas em Gaza durante a noite, matando e ferindo várias pessoas.

Os mediadores do conflito - Egito, Qatar e Estados Unidos - têm tentado uma trégua entre Israel e o Hamas, incluindo uma pausa na ofensiva israelita e a libertação de palestinianos em troca da libertação de reféns feitos durante o ataque do Hamas contra Israel a 7 de outubro de 2023.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do