Mundo

Por todo o mundo... milhares de pessoas celebram a Páscoa Ortodoxa

Na Rússia, Vladimir Putin juntou-se às celebrações presididas por um Patriarca seu apoiante e acérrimo defensor da invasão da Ucrânia. Em Kiev, Volodymyr Zelensky disse que a invasão russa uniu o povo ucraniano.

Loading...

Milhões de pessoas celebram, em todo o mundo, por estes dias a Páscoa Ortodoxa. Na Rússia, Vladimir Putin assistiu à missa, em Moscovo, e, em Kiev, Volodymyr Zelensky disse que a invasão russa uniu o povo ucraniano.

Apesar dos apelos para que evitassem sair de casa e dos receios de bombardeamentos, muitos ucranianos fazem questão de celebrar a Páscoa Ortodoxa, este fim de semana.

Em Kiev, em Odessa, e noutros locais do país, as igrejas receberam os fiéis e as famílias que conseguiram juntaram-se para festejarem o melhor que podem, dois anos depois da invasão russa.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu-lhes que se mantenham unidos.

Na Rússia, o Presidente Vladimir Putin juntou-se às celebrações, na Catedral do Cristo Salvador, em Moscovo, presididas pelo Patriarca Cirilo, apoiante de Putin e acérrimo defensor da invasão da Ucrânia.

Em muitos outros países e regiões da Europa, este é o fim de semana mais importante do calendário religioso.

A Páscoa ortodoxa tem duas datas, na verdade. Para as igrejas do oeste, foi celebrada a 31 de março. Mas para as do leste europeu que se regem pelo calendário juliano este domingo, 5 de maio, é o domingo de Páscoa.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do