País

Um tornado em Lisboa: tromba de água registada no rio Tejo

Fotografias e vídeos publicados nas redes sociais mostram fenómeno meteorológico que surpreendeu quem circulava na Ponte Vasco da Gama.

Um tornado em Lisboa: tromba de água registada no rio Tejo
Reprodução Twitter

Os condutores que ao início da tarde atravessavam a Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, foram surpreendidos ao início da tarde por uma tromba de água sobre o rio Tejo.

Este fenómeno meteorológico relativamente raro em Portugal é equiparado a um tornado, mas ocorre exclusivamente em grandes superfícies de água.

Trata-se de “um turbilhão de vento, muitas vezes violento” que levanta gotículas de água da superfície do mar ou rios. O resultado é uma “coluna nebulosa ou cone nebuloso invertido em forma de funil”, explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta tromba de água surpreendeu especialmente quem circulava na Ponte Vasco da Gama.

“Em linguagem popular é frequente usar-se o termo tromba de água de forma errada, em particular, para definir um episódio de precipitação forte. Na realidade, poderá ocorrer precipitação forte associada a uma tromba de água, mas são dois fenómenos distintos”, esclarece o IPMA.

"Por volta das 14h00, uma célula convectiva que fazia parte do sistema frontal que atravessou a costa portuguesa durante a tarde, apresentava uma atividade bastante vigorosa e atravessou a região sul de Lisboa", disse à Lusa o meteorologista Alessandro Marraccini.

O IPMA ainda vai avaliar o fenómeno nos próximos dias, mas o meteorologista está seguro: “Com muita probabilidade será um tornado. E eu diria, com a minha opinião de meteorologista que hoje estava de serviço, que aquilo foi um tornado”.

Alessandro Marraccini explica que as variáveis de radar, satélite e mesmo dos modelos numéricos para avaliação são muitas, pelo que são precisos alguns dias para se fazer a avaliação do fenómeno meteorológico em causa.

Lisboa está esta tarde sob aviso amarelo devido ao vento forte, que está a provocar atrasos e o desvio de alguns voos.

A depressão Nelson, que se estende desde a Islândia até à região da Madeira, trouxe a Portugal chuva, vento e neve e vai manter-se até ao domingo de Páscoa.

Últimas notícias
Mais Vistos do