Mundo

Ajudar a Rússia e ter boas relações com o Ocidente? "China não pode ter as duas"

O aviso é do secretário-geral da NATO, que apelou ainda aos aliados para "não cometer o mesmo erro do passado". "Cometemos o erro de nos tornarmos dependentes do petróleo e do gás russos. Não devemos repetir esse mesmo erro com a China."

Loading...

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse na quinta-feira que a China não pode querer boas relações com o Ocidente e, ao mesmo tempo, apoiar a Rússia com material usado na guerra contra a Ucrânia.

As declarações de Stoltenberg foram feitas em Berlim, onde pediu aos países da Aliança Atlântica para aumentarem os gastos militares devido às tensões com a Rússia.

O responsável afirmou que Pequim tem de escolher e acusou o governo asiático de apoiar a "economia de guerra russa", "partilhando com a Rússia tecnologia de ponta, como semicondutores e outros artigos de dupla utilização".

"Tudo isto ajuda Moscovo a infligir mais morte e destruição à Ucrânia."

Nas declarações, apelou ainda aos aliados que não se tornem dependentes da China, como anteriormente aconteceu com a Rússia.

"No passado, cometemos o erro de nos tornarmos dependentes do petróleo e do gás russos. Não devemos repetir esse mesmo erro com a China."

O secretário-geral da NATO está na Alemanha, onde esta sexta-feira deverá reunir-se com os membros das comissões dos Negócios Estrangeiros e da Defesa do Bundestag (câmara baixa do Parlamento alemão), bem como com o chanceler, Olaf Scholz.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do