Mundo

Exercícios da NATO na Finlândia "aumentam riscos de incidentes militares”, alerta a Rússia

No mês passado, o Presidente finlandês, Alexander Stubb, disse que os treinos militares que arrancarão no final de abril servirão para enviar uma mensagem a Vladimir Putin.

Exercícios da NATO na Finlândia "aumentam riscos de incidentes militares”, alerta a Rússia
LEHTIKUVA

A Rússia considera que os exercícios da NATO, que acontecerão a partir do dia 26 do presente mês, na Finlândia “têm um caráter provocatório” e aumentam os riscos de um potencial conflito armado.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, disse, citada pela Reuters, à agência de notícias estatal russa, RIA Novosti, que os exercícios da Aliança militar na Finlândia - o país partilha uma fronteira de cerca de 1.300 quilómetros com a Rússia - têm como objetivo “exercer pressão militar” sobre o país “através de uma demonstração de força”.

Maria Zkharova garantiu que os exercícios militares “aumentam os riscos de possíveis incidentes militares”.

No mês passado, o Presidente finlandês, Alexander Stubb, disse que os treinos que arrancarão no final de abril servirão também para enviar uma mensagem a Vladimir Putin de que se decidir atacar um país da NATO, a Aliança tem capacidade para retaliar.

A Finlândia decidiu juntar-se à NATO depois de a Rússia ter invadido a Ucrânia, em fevereiro de 2022, pelo que a sua entrada foi oficializada em abril de 2023.

Após a adesão, a Federação Russa colocou vários sistemas mísseis Iskander, bem como soldados, ao longo da fronteira com o país vizinho.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do