50 anos do 25 de Abril

Exclusivo Online

"50 anos de 25 de Abril, 50 escolas a cantar": um hino à liberdade cantado por gente de palmo e meio

Um professor escreveu uma canção sobre a Revolução dos Cravos que “ganhou asas”. Para além da participação de crianças de norte a sul do país, voou ainda para as ex-colónias portuguesas, contando o projeto com a inscrição de 82 estabelecimentos de ensino.

Loading...

Pedro Dionísio é professor de Educação Física, mas foi através da música, “a sua grande paixão”, que encontrou formas de se expressar e reinventar. Uma das músicas que compôs e que conta a história do 25 de Abril “ganhou asas” e, para além da participação de crianças de norte a sul do país, voou ainda para as ex-colónias portuguesas Timor-Leste, São Tomé e Príncipe e Macau. Isso deu-lhe a ideia de criar o projeto “50 anos de 25 de Abril, 50 escolas a cantar”.

Em 2020, a convite da Câmara Municipal do Entroncamento, onde reside, compôs uma canção para assinalar o 47.º aniversário do 25 de Abril num evento online. O desafio lançado pela autarquia, durante o período de confinamento em pandemia, viria a revelar-se algo maior.

“Esta canção surgiu há três anos. A Câmara do Entroncamento pediu aos músicos locais para gravarem duas canções em casa. E assim foi, escrevi a canção, que na altura foi apresentada na gala online da cidade, e depois partilhada no Youtube”, conta Pedro Dionísio, à SIC Notícias.

Mas a adesão depois disso, conta o professor e músico, “foi surpreendente”. Várias escolas de todo o país começaram, “de forma completamente espontânea”, a gravar vídeos de crianças do primeiro e segundo ciclo a cantar a sua música, e a partilhá-los nas redes sociais.

“Ao longo desse ano e nos anos seguintes, fui-me apercebendo que muitas escolas começaram a cantar a canção em sala de aula. Com frequência recebia pequenos vídeos de professores a dizer, ‘Olhe, está aqui este vídeo com as nossas crianças a cantar a sua canção’”, acrescenta.

Ao observar esta crescente adesão de escolas e colégios, Pedro Dionísio teve uma ideia: criar o projeto “50 anos de 25 de Abril, 50 escolas a cantar". Assim sendo, lançou um repto nas redes sociais para que mais escolas se juntassem na partilha de vídeos a cantar a sua música.

Repto lançado = mais escolas do que o esperado

No dia 19 de fevereiro deste ano, Pedro partilhou nas suas redes sociais a seguinte mensagem: “Para celebrar os 50 anos do 25 de Abril pretendo realizar um vídeo compilado com 50 turmas de 50 agrupamentos de escola ou colégios em Portugal e ainda comunidades portuguesas no estrangeiro, a cantarem o meu tema de Abril ‘A História que um dia também vais contar’.”

De modo a uniformizar os vídeos que iria receber, no dia 10 de março, Pedro Dionísio enviou um vídeo a todas as instituições de ensino participantes no projeto, a explicar as condições que deveriam respeitar na filmagem, “usando apenas um telemóvel, mas nas melhores condições técnicas de áudio e vídeo”, onde pedia ainda aos encarregados de educação a “autorização da cedência de imagens dos seus educandos”.

“Também tive o apoio do sindicato do SIPE [Sindicato Independente de Professores e Educadores], que me ajudou na divulgação através de e-mails e rapidamente conseguimos 80 escolas inscritas”.

A data limite para as pré-inscrições era 8 de março, mas a fronteira foi atingido bem antes dessa data. Mais do que 50 escolas, Pedro conseguiu que se aliassem ao projeto um total de 82 escolas.

“Agora tenho uma dor de cabeça que é ter de selecionar as escolas para o vídeo final. [risos] Eu falei com eles e, para que os miúdos não fiquem tristes, porque todos tiveram imenso trabalho nesta iniciativa, decidi fazer um vídeo personalizado para cada uma das escolas. Vão perceber que o trabalho deles não foi em vão, e vão ficar com esta recordação”, explica.

O professor e músico relata que se sente “emocionado” com a expansão que este projeto teve.

“Para mim é muito emocionante ver uma canção que escrevi, ali no meu cantinho, já voou assim tão longe e perceber que deixa uma mensagem que eu pretendia: o 25 de Abril jamais pode ser esquecido e, portanto, temos que o saber preservar”, relata Pedro Dionísio.

O vídeo final do projeto “50 anos de 25 de Abril, 50 escolas a cantar” deverá ser partilhado no dia 20 de abril nas redes sociais do autor: Facebook, Instagram e Youtube.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do