País

"É preciso devolver tranquilidade e credibilidade à gestão da Santa Casa"

O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, diz que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa se encontra numa situação financeira aflitiva devido à gestão do anterior governo do PS, que "entregou o país em péssimas condições"

Loading...

O líder parlamentar do PSD defende que Ana Jorge, exonerada - assim como toda a administração da Santa Casa - pelo Governo, foi incapaz de resolver os problemas da instituição no último ano.

“São sinais de uma gestão que aparentemente tem levado a Santa Casa da Misericórdia à uma situação aflitiva do ponto de vista financeiro”.

Hugo Soares mostra-se preocupado com um problema que considera “grave” e diz que a decisão do Governo foi “ajustada”, pois "é preciso rapidamente devolver tranquilidade e credibilidade à gestão da Santa Casa da Misericórdia".

O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, diz que situação financeira aflitiva é consequência da gestão do anterior governo do PS.

“O Governo do PS entregou o país em péssimas condições, com o caos nos serviços públicos, nas instituições e com impostos máximos. E depois assistimos a uma desresponsabilização completa de quem acha que tudo pode depois de oito anos sem nada fazer”

O que está em causa?

Com a decisão do Governo, cujo despacho será publicado ainda esta segunda-feira ou amanhã e que o Governo considera "inevitável", cai toda a administração da Santa Casa, incluindo a provedora Ana Jorge.

A SIC sabe que antes de ser tornada pública esta decisão, a provedora esteve reunida com a ministra da tutela Maria do Rosário Palma Ramalho.

Ana Jorge tinha tomado posse há cerca de um ano e herdado a gestão de uma instituição a atravessar uma grave crise financeira e a precisar de injeções de dinheiro por parte do Estado. Só este ano estavam previstos 40 milhões de euros.

Os investimentos no estrangeiro, sobretudo no Brasil, foram apontados pela nova gestão como “desastrosos”, os gestores foram destituídos compulsivamente e foi feita uma denúncia à justiça com base em resultados preliminares de uma auditoria forense.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do