Vídeo

Contas-Poupança

No poupar está o ganho: saiba como os seus filhos podem aprender a gerir o dinheiro desde cedo

Algumas das crianças já sabem o que são créditos, como se calculam juros e como funcionam os seguros. Uma delas até já ajuda os pais a não gastar mais do que o necessário.

Loading...

Na Europa, Portugal é dos países mais iletrados em finanças. Para além de se ganhar pouco, há muita dificuldade em gerir bem o pouco dinheiro que se tem. O Contas-Poupança mostra-lhe como algumas escolas estão já a ajudar desde muito cedo as próximas gerações.

Em algumas escolas, a educação financeira já é levada muito a sério. Começa-se muito cedo a fazer as contas que interessam.

Será que faz sentido ensinar crianças a fazer um orçamento mensal e para que serve um fundo de emergência?

Algumas das crianças já sabem o que são créditos, como se calculam juros e como funcionam os seguros. Uma delas até já ajuda os pais a não gastar mais do que o necessário.

Obviamente, os conteúdos são adaptados à idade dos alunos. Nos anos a seguir, são abordados temas financeiros cada vez mais complexos que vão ajudar os jovens a entrar na idade adulta já a par das principais armadilhas financeiras que muitos adultos desconhecem.

Educação financeira é obrigatória por lei

A educação financeira é obrigatória por lei em pelo menos dois dos três ciclos de ensino. Existe até o referencial da literacia financeira, elaborado pelo ministério da Educação, em parceria com o Banco de Portugal, CMVM e o Instituto de Seguros de Portugal, com materiais para os professores usarem nas aulas.

Mas a SIC confirmou que há muitas escolas do país onde, apesar de obrigatória, a educação financeira não é dada em Cidadania por opção das direções escolares, apesar de muitos professores insistirem nessa necessidade.

Se é pai ou mãe, e acha importante que o seu filho tenha aulas de educação financeira como esta que acabou de ver, contacte a direção da escola dos seus filhos e manifeste esse desejo. Ou pergunte quantas horas de literacia financeira já foram dadas este ano letivo na aula de cidadania dos seus filhos.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do