País

António Costa no Conselho Europeu? Elisa Ferreira diz que só depende do próprio

“Ele tem uma reputação fantástica (...) Todos os comissários falavam quase como um dado adquirido que António Costa seria o próximo presidente do Conselho Europeu” 

Elisa Ferreira
Elisa Ferreira
Ivan Romano

Elisa Ferreira, comissária europeia responsável pela Coesão e Reformas, diz que o processo Influencer não é um entrave à eventual candidatura de António Costa à presidência do Conselho Europeu. 

“Nesta fase não é, seria um problema se fosse acusado”, afirma Elisa Ferreira em entrevista ao Público e Renascença.  

Loading...

A comissária considera que a possibilidade depende apenas do próprio ex-primeiro-ministro e afirma que Costa tem “uma reputação fantástica”.  

Elisa Ferreira revela que, antes do processo Influencer e da demissão, António Costa “tinha todas as hipóteses e havia um consenso alargadíssimo”. 

“Todos os comissários falavam quase como um dado adquirido que António Costa seria o próximo presidente do Conselho Europeu (...) Havia, inclusive, de outras forças políticas não socialistas um consenso.” 

Envio de tropas para a Ucrânia? Vai “destruir a coesão interna” da União Europeia 

Sobre o envio de tropas da Europa para a Ucrânia, a comissária considera que abrir esta discussão vai destruir a coesão interna da União Europeia. "E eu acho que nós temos de nos manter unidos." 

Elisa Ferreira prefere falar em defesa comum e coordenação entre forças dos estados-membros. 

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do