Vídeo

Tráfico de droga: as imagens da detenção dos portugueses na Indonésia

Os portugueses Fernando e Rui Viana arriscam uma pena que pode ir até aos 20 anos de prisão. As autoridades locais exibiram os dois portugueses numa conferência de imprensa, na qual mostraram todo o material apreendido, incluindo os seis mil euros que Rui disse ter recebido pelo transporte da droga.

Loading...

A polícia divulgou fotografias do momento da detenção de Fernando Sousa, um dos portugueses presos por tráfico de droga na Indonésia, que aconteceu depois de uma entrega controlada da cocaína. Fernando e Rui Viana arriscam uma pena que pode ir até aos 20 anos de prisão.

Assim que Rui Viana foi detido em Jacarta, ainda no aeroporto, na posse de mais 2,5 quilos de cocaína, a polícia indonésia decidiu avançar para uma entrega controlada. Foi assim que chegaram a Fernando Sousa, que se encontrava em Bali e seria o destinatário da droga.

O português, de 38 anos, surge numa fotografia divulgada pela polícia num meio de comunicação local. Aparentemente algemado, sentado no chão. Em frente tem o saco roxo apreendido na bagagem de Rui e as três embalagens de champô e gel de banho, na qual a droga estava dissimulada, na forma líquida.

Nas buscas à casa de Fernando, foi encontrada uma pequena quantidade de cocaína, menos de um grama, já pronta para consumo, na forma de pó.

Um terceiro homem terá sido detido por suspeitas de estar envolvido no esquema.

As autoridades locais exibiram os dois portugueses numa conferência de imprensa, na qual mostraram todo o material apreendido, incluindo os seis mil euros que Rui disse ter recebido pelo transporte da droga.

O madeirense, de 21 anos, levantou suspeitas à polícia por se mostrar nervoso antes de passar o controlo de bagagem, parando várias vezes para falar ao telemóvel.

Rui acabou por confessar que recebeu as embalagens com a droga três horas antes de embarcar no voo em Lisboa, com destino a Jacarta, e uma escala no Dubai pelo meio. Terá sido um amigo, identificado na imprensa local pela inicial J, a apresentá-lo ao dono da cocaína, que lhe pagou para fazer o transporte até Bali.

Os dois portugueses já foram visitados na cadeia pelos serviços consulares portugueses em Jacarta.

A mãe de Rui foi a primeira a fazer um apelo à Embaixada de Portugal para interceder no caso e revelou que o filho vai ser pai em breve.

Neste momento, a acusação pela qual respondem prevê uma pena entre os cinco e os 20 anos de prisão.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do