Vídeo

Um laboratório submarino impresso em 3D para estudar os oceanos

O habitat submarino vai permitir que os cientistas vivam e trabalhem debaixo de água até 28 dias seguidos.

Loading...

Uma empresa de exploração e tecnologia oceânica espera iniciar uma nova era de presença subaquática contínua com um habitat impresso em 3D para os cientistas estudarem os oceanos do mundo.

A missão da empresa DEEP é “tornar a exploração oceânica tão omnipresente quanto a exploração terrestre é hoje em dia”.

“DEEP existe para avançar radicalmente a forma como a humanidade pode aceder, explorar e habitar ambientes subaquáticos”.

O núcleo da solução DEEP é o habitat Sentinel, que permitirá uma vida confortável em profundidades até 200m durante 28 dias seguidos, eliminando todo o tempo perdido antes e depois de uma expedição normal de mergulho.

“O que estamos a tentar fazer é ganhar tempo, aumentar a produtividade, para que a ciência, a pesquisa e outras atividades críticas que ocorrem no fundo do mar aconteçam de uma forma mais fluida e segura”, disse o presidente do DEEP, Sean Wolpert, à Reuters. .

O sistema foi projetado para ser modular e reconfigurável, permitindo equipas rotativas de seis pessoas, cada uma com o seu próprio quarto.

“Não é um hotel, mas definitivamente será confortável”, garante Wolpert.

Com 6,2 m de largura e 17 m de comprimento, cada módulo será impresso em 3D por seis robôs.

O DEEP diz que esta é uma “missão multigeracional para tornar os humanos aquáticos e mudar a forma como exploramos os oceanos”, na esperança de responder a alguns dos problemas mais prementes que a humanidade enfrenta, incluindo as alterações climáticas e a perda de biodiversidade.

“Estão todos focados em ir para o espaço, mas temos este maravilhoso mundo alienígena no oceano, um mundo que está totalmente subexplorado. Este é o mundo que temos de explorar primeiro, antes de estarmos tão ansiosos para sair dele”,

  • Visualização do habitat Sentinel em 3D
Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do