País

Satélite português dá sinais de vida a partir do espaço

Aconteceu finalmente o aperto de mão, o handshake, como é conhecido na gíria dos satélites. Muito perto das 15:00 horas, o segundo satélite português deu finalmente sinal de vida.
Satélite português dá sinais de vida a partir do espaço

O satélite Aeros MH-1 lançado para o espaço a bordo do Falcon 9, da Space X, já deu sinais da vida. De acordo com a Thales, empresa que opera o satélite, o Aeros MH-1 estabilizou a órbita e estabeleceu comunicações, esta terça-feira, pelas 14:54 horas através do Teleporto de Santa Maria.

Desde 4 de março, dia em que foi lançado, foram muitas noites sem dormir para os cientistas que o seguem. As antenas do Teleporto de St. Maria, nos Açores, são agora capazes de receber dados, uma vez que é conhecida a órbita exata do MH1.

O satélite português orbita a uma altitude de 510 quilómetros da Terra, numa posição estratégica para realizar observações do Oceano Atlântico.

“Esta posição privilegiada permitirá uma análise aprofundada dos fenómenos oceânicos, contribuindo para uma melhor compreensão dos ecossistemas marinhos e dos padrões climáticos”, lê-se num comunicado da Thales.

O MH-1 é o segundo satélite português no espaço. Foi desenvolvido, construído e operado em Portugal para observação dos oceanos. Será na base de Santa Maria que serão agora recebidas imagens hiperespectrais do Oceano Atlântico e até sinais de localização e movimento de grandes animais marinhos.

Satélite português: a visão de quem o fez

Helder Silva é um português com a rara experiência de ter trabalhado em dezenas de missões espaciais. Foram sobretudo satélites de vários países que ajudou a criar e colocar no espaço. Foi por isso o líder da equipa que construiu e o primeiro satélite feito de A a Z em Portugal.

Veja “Uma Ideia de Futuro”, com Lourenço Medeiros.

Loading...
Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do