Olhares pelo Mundo

Impressora gigante com "tinta de cimento" está a construir um prédio em 3D

Uma enorme impressora com "tinta de cimento" está a construir na Alemanha um prédio com 9 metros de altura. Em menos de seis dias estará totalmente pronto, promete o responsável pelo projeto.

Loading...

"O maior edifício impresso em 3D da Europa" está atualmente em construção na cidade de Heidelberg, no sul da Alemanha. São apenas necessários dois trabalhadores para supervisionar o projeto que demora 140 horas. Isto significa que dentro de cinco dias vamos poder ver o edifício completo, faltando depois os acabamentos.

Um trabalho normalmente feito por dezenas de operários da construção civil está a ser feito por um gigantesco robô que empilha camadas e mais camadas de cimento umas sobre as outras, a partir do projeto do arquiteto.

"Estamos a imprimir este edifício de 55 metros de comprimento, 11 metros de largura e 9 metros de altura em apenas 140 horas de trabalho" e com dois trabalhadores, revelou à agência Reuters o responsável pela obra Hans-Joerg Kraus.

"Numa fase posterior, é possível que haja apenas uma pessoa no estaleiro para garantir que nada corre mal", disse Kraus, no local da obra. Uma vez concluído, este edifício em Heidelberg albergará um centro de servidores de computador.

"Para aqui escolhemos aqui uma arquitetura muito especial que lembra uma cortina. Há também saliências de 18 graus que são impossíveis de construir com meios convencionais."

Kraus não tem dúvida de que "a impressão 3D tem um futuro brilhante, mas também não devemos acreditar que tudo será construído com impressão 3D."

A equipa de Kraus está atualmente a avaliar opções para outros projetos de construção usando tecnologia 3D, que já tem sido usada noutros projetos.

Em 2015, arquitetos holandeses usaram uma impressora 3D gigante para construir um protótipo de casa numa tentativa de abrir caminho para um futuro de construção sustentável e ecologicamente correto.

A estrutura da casa da DUS Architects de Amesterdão usou um plástico feito à base de óleo vegetal.

Também em 2015, a empresa chinesa WinSun exibiu no Suzhou Industrial Park um prédio de apartamentos de cinco andares e uma casa de 1.100 metros quadrados que disse ter impresso em 3D usando materiais reciclados. .

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do