Mundo

Investigadores partem à descoberta de milhões de espécies no oceano profundo e inexplorado

O até agora inexplorado Bounty Trough, na costa da ilha sul da Nova Zelândia, continua a ser um mistério subaquático. Uma expedição vai agora explorar, durante 21 dias, o oceano a grande profundidade. Os investigadores acreditam que existam mais de dois milhões de espécies.

Uma expedição parte esta quarta-feira da Nova Zelândia para explorar o oceano a grande profundidade. Os investigadores querem chegar aos cinco mil metros e procurar novas espécies.

21 dias para explorar o oceano profundo ao largo da Nova Zelândia. Os investigadores vão procurar corais, esponjas, peixes, moluscos, estrelas e ouriços desconhecidos. Acreditam que existam mais de dois milhões de espécies no oceano, mas só estão descritas 240 mil.

O até agora inexplorado Bounty Trough, na costa da ilha sul da Nova Zelândia, continua a ser um mistério subaquático. Vai prender a atenção destes investigadores que pretendem levar tecnologia que registe e recolha amostras a cinco mil metros de profundidade.

Os 15 mil quilómetros de costa da Nova Zelândia estão entre os mais impressionantes ecossistemas marinhos do mundo. As grandes correntes do Oceano Antártico contribuem para esta biodiversidade.

O projeto Ocean Census, que envolve vários institutos, organiza várias expedições e tem como objetivo descobrir 100 mil novas espécies marinhas por ano.