Contas-Poupança em Podcast

Fiz retenção na fonte, mas tenho de pagar IRS. Porquê? Vamos a contas com Pedro Andersson

Em 2023, a Lúcia fez retenção na fonte no seu emprego normal e também fez retenção na fonte de todos os recibos verdes que passou. Agora fez a simulação para a entrega do IRS e descobriu que vai ter de pagar IRS em vez de receber reembolso (ou não pagar nada).A Lúcia está confusa e já não percebe se deve continuar a fazer retenção na fonte nos recibos verdes em 2024, uma vez que parece que é inútil.Respondo a esta dúvida no episódio desta semana. Oiça a resposta no episódio especial deste Vamos a Contas com Pedro Andersson

É muito importante que todos percebam como funcionam as retenções na fonte do IRS, mesmo que não sejam trabalhadores independentes. Isto também acontece a quem pensa que só recebe o salário mínimo nacional. São surpresas desagradáveis, mas normais. Só temos de perceber como funcionam os impostos em Portugal.

"Vamos a contas" são episódios "bónus" a meio da semana, em que respondo de forma mais breve às vossas perguntas simples e diretas. Não há perguntas demasiado básicas.

O pior que pode acontecer é não saber alguma coisa sobre finanças pessoais, ter vergonha de perguntar, e tomar decisões erradas (ou nunca decidir) por causa dessa falta de informação.

ENVIE A SUA PERGUNTA EM ÁUDIO PELO WHATSAPP 927753737

Porque tenho de pagar IRS este ano?

Partilhe este podcast com os seus amigos. Aceite esta boleia financeira para melhorar a sua vida.

Este episódio contou com sonoplastia de Filipe Cruz. Envie a sua pergunta em áudio por whatsapp 927753737.

Vale a pena fazer retenções na fonte?

Contas Poupança é um podcast de Pedro Andersson, jornalista especializado em Finanças Pessoais, que aproveita as suas viagens de carro para falar sobre dinheiro. Todas as segundas-feiras às 7h, uma nova boleia para começar bem a sua semana financeira. Disponível em todas as aplicações de podcast e nos sites da SIC Notícias e Expresso.

“As plantas e os animais evoluíram num determinado clima, que está a mudar a uma taxa demasiado rápida para nos adaptarmos suficientemente”
Episódios
Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do