Economia

Taxa de inflação sobre para 2,3% em março

Um valor que fica 0,2 pontos percentuais acima do registado em fevereiro, segundo a estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Loading...

A taxa de inflação homóloga terá sido de 2,3% em março, mais 0,2 pontos percentuais do que em fevereiro, segundo a estimativa rápida divulgada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 2,5% em março, contra 2,1% no mês precedente.

Já a variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 4,8% (4,3% no mês anterior), enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá diminuído para -0,5% (0,8% em fevereiro), "parcialmente em consequência do efeito de base associado ao aumento de preços registado em março de 2023 (variação mensal de 1,5%)".

Comparativamente com o mês anterior, a variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido de 2% (nula em fevereiro e 1,7% em março de 2023).

Nos últimos 12 meses, o INE estima uma variação média de 2,9% (3,3% no mês anterior).

Em março, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 2,6%, contra 2,3% no mês precedente.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de março de 2024 serão publicados em 10 de abril.

Com Lusa

Últimas notícias
Mais Vistos do