Desporto

Sporting ou Benfica, quem vai fazer a festa no Marquês? Os cenários e as contas do título

Está dado o tiro de partida para o sprint final do campeonato, já sem o FC Porto, que até pode ver o Sporting celebrar a conquista do título no Dragão. Quando ainda estão em disputa 15 pontos, os 'leões' seguem isolados na liderança, mas as 'águias' ainda não caíram.

Sporting ou Benfica, quem vai fazer a festa no Marquês? Os cenários e as contas do título
Gualter Fatia

Sporting e Benfica são oficialmente os únicos clubes que permanecem na luta pelo título, quando faltam apenas cinco jornadas para o fim do campeonato. A turma de Alvalade parte para a reta final da competição com uma 'almofada' de sete pontos de distância para o rival, mas o Benfica ainda pode ter uma palavra a dizer.

Com a vitória do Sporting no terreno do Famalicão, na terça-feira, uma partida em atraso da 20.ª jornada, o FC Porto ficou definitivamente arredado da corrida pela conquista da Liga portuguesa.

Os rivais da 2.ª Circular são agora as únicas equipas que mantêm a esperança de levantar o tão ambicionado troféu, que, nas últimas três edições, foi conquistado pelos "três grandes".

Festa verde e branca no Dragão? Sim, pode acontecer

Mas vamos a contas. O Sporting está em clara vantagem para se sagrar campeão nacional e precisa de apenas três vitórias para atingir o objetivo. Quer isto dizer que, se os comandados de Rúben Amorim vencerem o Vitória SC (dia 21/04), o FC Porto (28/04) e, por fim, o Portimonense (05/05), podem celebrar o título em casa após o duelo com os algarvios.

Este é um dos cenários possíveis, mas não é o único. A festa verde e branca até pode ser feita no Dragão, caso o Benfica perca um dos próximos dois jogos e o Sporting vença o Vitória SC e o FC Porto. A distância entre os clubes lisboetas é, neste momento, de sete pontos, mas com este cenário aumentaria para 10 quando ficavam em jogo somente nove pontos (três jogos).

No entanto, o campeonato pode ficar decidido apenas na última jornada, mas, para isso, os 'verdes e brancos' têm de perder dois encontros até ao jogo da decisão e as 'águias' necessitam de vencer todos os compromissos que ainda têm pela frente.

Benfica espera por escorregão do Sporting

Apesar de as probabilidades estarem do lado sportinguista, o Benfica ainda sonha com a festa no Marquês, algo que não está apenas nas suas mãos.

Para os encarnados revalidarem o título precisam de vencer todos os cinco encontros e esperar que os rivais da capital escorreguem e percam dois jogos e empatem outro, pelo menos.

Se as contas parecem confusas estão prestes a ficar um pouco mais. A verdade é que os dois emblemas até podem acabar o campeonato em igualdade pontual, se a equipa de Alvalade perder uma partida, empatar duas e vencer as restantes e o Benfica não perder pontos até ao final da prova.

Diferença de golos pode decidir o campeonato

Se assim for, qual será o critério de desempate a aplicar? Manda o regulamento da Liga que, em caso de igualdade de pontos, o fator de decisão primordial é o confronto direto, que neste caso não pode ser aplicado, uma vez que os dois jogos entre as duas equipas acabaram com o resultado de 2-1.

Desta feita, terá de ser a diferença de golos a ser tomada em conta e aqui os pupilos de Amorim, até agora, estão em clara vantagem com uma diferença entre golos marcados e sofridos de 57 contra os 42 do clube da Luz.

Os últimos quilómetros desta maratona futebolística prometem emoção, até porque os próximos dois encontros dos 'leões' (Vitória SC e FC Porto) serão de exigência elevada. Contudo, os 'encarnados' ainda recebem o SC Braga, que vê o terceiro lugar cada vez mais perto, e uma das revelações da Liga, o Arouca, com uma deslocação a Famalicão pelo meio.

As cinco últimas 'finais'

Sporting

  • Vitória SC (casa) - 21/04, 20:30
  • FC Porto (fora) - 28/04, 20:30
  • Portimonense (casa) - 05/05, a definir
  • Estoril (fora) - 12/05, a definir
  • Desportivo de Chaves (casa) - 19/05, a definir

Benfica

  • Farense (fora) - 22/04, 20:15
  • SC Braga (casa) - 27/04, 18:00
  • Famalicão (fora) - 05/05, a definir
  • Arouca (casa) - 12/05, a definir
  • Rio Ave (fora) - 19/05, a definir

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do