Vídeo

Contas-Poupança

A cruz no IRS que pode aumentar o valor do reembolso

Se tem depósitos a prazo, Certificados de Aforro, casas arrendadas, investimentos ou pensão de alimentos, uma cruz no IRS pode aumentar o valor do reembolso. O Contas-Poupança explica.

Loading...

E se, com apenas uma cruz, pudesse receber mais de reembolso do IRS? A lei do IRS permite a qualquer contribuinte englobar (ou não) os juros que recebe das suas poupanças quando entrega o IRS.

O que significa isto?

Englobar significa que pode dizer às Finanças que quer que os juros que recebeu entrem no IRS, fazendo de conta que são mais um ordenado. Se o seu escalão for mais baixo do que os 28% que todos pagamos, a Autoridade Tributária devolve-lhe a diferença.

Portanto, se ganha abaixo de 16 mil euros por ano, ou seja, cerca de 1.100 euros brutos por mês, deve simular sempre englobar os juros que recebeu do banco ou dos certificados de aforro ou outros rendimentos.

Se ficar num escalão inferior aos 28%, as Finanças devolvem-lhe a diferença. Se lhe compensar englobar, engloba, se o valor do reembolso ficar na mesma, não engloba. É simples.

Pode fazer o teste

Pegue no seu IRS do ano passado e acrescente o Anexo E. Insira os valores que recebeu de juros e veja se o reembolso muda. Se aumentar, submeta uma nova declaração e repita o processo este ano. Não custa tentar.

Mas atenção a um ponto importante

Se ao englobar os juros aumentar o seu rendimento global no IRS, pode correr o risco de perder apoios na Segurança Social ou determinadas isenções. Tem de analisar bem o seu caso e se lhe compensa ou não receber mais dinheiro no reembolso do IRS.

Últimas notícias
Mais Vistos do