Todas as Artes

Yayoi Kusuma, um dos ícones da arte contemporânea, em Serralves

Retrosretrospetiva da artista contemporânea japonesa está em exibição em Serralves até 29 de setembro.

Loading...

É a primeira grande exposição do ano em Serralves. "Yayoi Kusama: 1945-HOJE" traz a Portugal cerca de 160 trabalhos que contam a história da artista japonesa, que celebrou 95 anos esta semana.

Conhecida pelas suas obras psicadélicas, que questionam os limites entre realidade e ilusão através de experiências sensoriais, Yayoi Kusama é um dos ícones da arte contemporânea.

Em Serralves é possível acompanhar o longo percurso da artista visual japonesa. São sete décadas de uma intransigente visão vanguardista para descobrir através das pinturas, desenhos, esculturas, instalações e materiais de arquivo.

As formas orgânicas, as cores vibrantes e os padrões repetitivos - como as bolinhas - são marcas distintivas de Yayoi Kusuma, que vive atormentada desde a infância por transtornos mentais. Por opção, vive numa instituição psiquiátrica desde a década de 70. Mas nunca deixou de criar arte para curar a humanidade.

Parte do sucesso de Kusuma foi alavancado através das redes sociais, sobretudo o Instagram. Por todo o mundo, as pessoas fazem fila para tirarem selfies dentro dos famosos quartos infinitos. Serralves apresenta um desses espaços emersivos, onde cada visitante só pode permanecer por 30 segundos.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do