País

Pedro Nuno Santos: "Temos de ter todo o cuidado com o que o Governo apresenta"

Questionado sobre a posição do PS em relação ao Plano de Estabilidade, Pedro Nuno Santos admite que “ainda precisa de tempo para analisar”, deixando farpas ao Executivo de Luís Montenegro.

Loading...

Na Fundação Calouste Gulbenkian, para a apresentação do livro “Memórias Minhas” de Manuel Alegre, Pedro Nuno Santos falou aos jornalistas sobre os últimos dias de “muita preocupação”, após "o Governo surpreender a todos”.

A primeira palavra, no entanto, foi de homenagem a Manuel Alegre, “um símbolo da luta pela liberdade, da nossa democracia, um exemplo para todos nós, para as novas gerações, que nos temos de agarrar”.

Questionado sobre a posição do Partido Socialista em relação ao Plano de Estabilidade - enviado esta segunda-feira pelo Governo ao Parlamento -, Pedro Nuno admitiu que “ainda precisa de tempo para analisar”, deixando farpas ao Executivo de Luís Montenegro.

“Os últimos dias mostram bem que temos de ter todo o cuidado com aquilo que o Governo apresenta, porque podemos ser surpreendidos mais a frente. (…) Perante o choque de tantos [sobre o real valor da redução do IRS], a reação foi a pior de todas, a culpar os que foram enganados”.

A polémica do alívio do IRS

A polémica em torno das medidas de redução do IRS surgiu depois de, em entrevista à RTP na sexta-feira, o ministro das Finanças ter dito que os 1 500 milhões de euros de alívio no imposto, referidos pelo primeiro-ministro no debate do programa do Governo no parlamento, não vão somar-se aos cerca de 1 300 milhões de euros de redução inscritos no Orçamento do Estado para 2024 e já em vigor, explicando que a medida rondará os 200 milhões de euros.

Últimas notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do